Preconceito?Nunca

Entro no ônibus apinhado e quando desocupam um lugar, carrego-me e às sacolas para ele.A jovem do lado, virada para o banco de trás, conversa com um moço.”Vou declarar que sou parda, ora.Minha bisavó era mulata mesmo!Agora, é luxo ser descendente, e assim , consigo ir para a faculdade mais fácil”(queria dizer,decerto, com maior facilidade)E continuava:”meu irmão tentou nove meses Medicina, desistiu, agora faz História e ainda trabalha na Araújo,para ajudar a pagar faculdade particular...Eu vou é prá Federal”...Arrisquei um olhar.Era ruiva de farmácia, claro, mas de pele até clara...Uma vez,morando em S.Luís, Maranhão,eu participava das discussões para a elaboração do ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente),pois como o Presidente(Sarney) era de lá, havia muitos debates de todo e qualquer q assunto ocorrente em Brasília(logo após fui para S.Paulo, depois para Belém).

Fiquei observando:mães negras pediam creches para crianças negras.Domésticas para filhos de domésticas...E por aí,iam as falas.De repente,inflamei-me,pedi a palavra,e falei que discriminação em geral é abraçada pelo próprio discriminado.

Então crianças índias, nisseis,mulatas, filhas de naturalizados, mais os com necessidades especiais e tantos outros mesmo os ditos “normais” ,não teriam o mesmo direito?

A mesma situação está ocorrendo com essas vagas na Universidade!Que facão de dois gumes!Quantos queriam passar-se por brancos(que bobagem, mas sem dúvida, facilitando a obtenção de empregos, de aceitação familiar a namoros, casamentos)e agora dizem:

"Sou pardo!Sou negro!Vou pleitear essa vaga"

PARECEU sempre que não somos racistas,mas até falar MAIS efusivamente com um negro que com um louro, pode ser um sinal ...

TODO preconceito é ruim.Há um aforismo que diz:"os preconceitos são como cogumelos;o melhor não presta".Vejam:aí já está embutido UM preconceito:há quem goste de cogumelos, ora-e alguns são comestíveis...Do lado humano ,então!Quantas vezes, a aparência engana, a questão cultural também...As questões sociais,idem...O pior bandido pode ser o melhor filho, o melhor pai, o melhor amigo...E a recíproca é verdadeiraAcontece de tudo:rapaz assassina avó, menina rica ajuda a matar os pais...Quando Marisa Raja Gabaglia, jornalista e escritora, foi visitar na cadeia,para entrevistar, o cirurgião plástico Osmany Ramos que apesar de bem sucedido profissionalmente era um traficante...apaixonou-se por ele!

Nos des/vãos e desvios da mente humana, qualquer um pode ser bom ou mau, correto ou errado,comandante ou comandado,aluno ou professor,amante ou amado:NADA A VER COM COR,RAÇA, ESCOLARIDADE OU STATUS SOCIAL...

VAGAS nas universidades federais?QUE EXISTAM SEMPRE PARA QUEM QUER ESTUDAR.E NÃO É O QUE ACONTECE!QUANTOS DEIXAM DE ESTUDAR PARA TRABALHAR?QUANTOS ESTUDAM E TRABALHAM?QUANTOS NEM TÊM TRABALHO?ALIÁS, ANTES DO FOME ZERO, O DESEMPREGO ZERO DEVERIA MERECER UM OLHAR MAIS ABRANGENTE.NEGROS NA FACULDADE TAMBÉM PRECISAM TRABALHAR.NEGROS RICOS TAMBÉM PRECISAM ESTUDAR...E POR AÍ VAI...

EM TEMPO:HÁ MUITA PROSTITUTA FAZENDO FACULDADE, PAGANDO ESTUDO DE FILHO...UMA DAS MAIS ANTIGAS PROFISSÕES DA MULHER..