Este alimento é alicerçado na família desde a tenra idade, pois a criança não possui um discernimento correto sobre sentimentos, a brincadeira é que norteia seu relacionamento com outras crianças de acordo com seus interesses. Se no desenvolvimento das fases etárias os filhos forem orientados para conhecer os valores que alicerçam a amizade, é provável que estes amigos permaneçam no decurso da existência. Este sentimento deve ser educado e polido, desta forma, será exercido de forma natural e consciente, principalmente no que se refere às virtudes.
Na adolescência a família tem que estar interada das escolhas feitas por seus filhos, pois já não é permitida a orientação e o confronto traz uma carga negativa afetiva muito grande. Nesta hora a família tem dois caminhos, proibir e desta forma, afastar seus filhos da estabilidade do lar ou, abarcar os amigos por eles escolhidos e trabalhar os valores morais com o grupo.
A amizade não é um sentimento complexo, as situações é que podem fazer com que o mesmo oscile e, muitas vezes feneça, tanto a nível familiar como social. Pessoas não são selecionadas para serem amigos, pois temos que conviver com muitas, principalmente, no que se refere às atividades profissionais. Sabe-se que para entender os amigos é necessário certa homogeneidade e alguns interesses em comum, embora não seja impossível, um bom relacionamento com alguém que tenha uma visão diferente. O amigo deve ser amado no todo e ser recíproco, quando apenas uma das partes oferta é sinal que não existe a sintonia do sentimento, até porque, este sentimento é alimentado por contatos amiúde como, um telefonema, um bilhete, um elogio ou um puxão de orelha na hora necessária. A qualidade da amizade cresce de acordo com a intensidade do intercâmbio de questões íntimas, onde o bem estar do outro seja a meta final, pois a amizade natural leva as pessoas a compartilhar suas intimidades e solicitar ajuda, a qual não deve ultrapassar o limite do bom senso. A amizade não anda só, se faz acompanhar da lealdade, compreensão, generosidade e a sinceridade.


verita
Enviado por verita em 12/08/2011
Código do texto: T3155733
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.