Pimeira.Segunda.
 
Hoje  nos tornamos mais tolerante com os novos arranjos familiares.O divorcio, desquite  ou separação se tornaram comuns,mas os problemas continuam e continuarão sempre os mesmos, principalmente para as mulheres.
A sociedade familiar por envolver muitas pessoas dificultam as coisas e para complicar ainda mais existem os filhos.
Muitos se separam entre magoas intransponíveis e rancores, outros como se diz hoje “numa boa”.
Será?
Tenho minhas dúvidas...
Infelizmente não me lembro o nome da autora que escreveu um livro muito interessante sobre o “Complexo de Segundona”.
Algumas mulheres “segundas” são apenas umas espécies de “estepe”. O homem busca refazer o mais rápido possível a família desfeita, tanto é que estatisticamente oito entre dez homens antes de  cinco anos de separação tornam a se  casar uma ou várias vezes...Outros até  em menos tempo, apenas algumas semanas, quando já têm a outra mulher na fila de espera... 
As “segundas”  dificilmente conseguem aceitar que seu “amado” teve uma história, um casamento, um amor, uma vida anterior, por vezes muito forte durante vários ou poucos anos.
Esse “complexo de “segundona”,  nada mais é que uma neurose de achar que a “primeirona”continua a ter preferência no coração do companheiro( o que não é raro acontecer).
Isso trás sérios problemas no relacionamento, ela perturbada por sua insegurança vê no sentimento do marido a primeira esposa, sofre ela e ele por acusações que injustamente (?) lhe são feitas. O casamento vira um inferno, ela se sente a “segunda” mesmo!
Outra atitude comum é querer apagar o passado do homem, se desfazendo de qualquer objeto, foto, ou seja lá o que for que possa trazer qualquer sinal de uma vida anterior a sua chegada!
Doce ilusão! Isso não existe e é uma demonstração de falta de respeito pelos sentimentos dele.
 Provisoriamente isto lhe dá a sensação ilusória de domínio, mas basta uma simples  palavra  para reavivar o passado dele,  feliz ou não,mante-lo afastado de familiares e amigos  anteriores ao segundo casamento também é bobagem. Toda uma vida está registrada em suas lembranças.
Não é recomendável a ninguém apagar o próprio passado quanto mais o de outra pessoa.
É inevitável que os filhos da “primeira” por mais que sejam fisionomicamente diferentes dela, algum traço, um trejeito, a voz ou sorriso vai fazê-lo lembrar-se dela, é impossível evitar...
Esquecer uma vida?Apagar o passado?Ignorar os filhos? Impossível!
Isso só seria plausível se a “segunda” o submetesse a  lobotomia, numa atitude radical e ainda assassinasse os filhos e os parentes dele e da “primeira”...
As “segundas” enfrentam o problema temido da insegurança, ainda mais se foi “caso”, amante, namorada quando este ainda era casado...
Que segurança ela têm de que não surja um novo amor na vida dele?Se ele abandonou a família, mulher e filhos por causa dela quem lhe garante que não fará o mesmo por alguma outra?
A amante que passa a ser esposa tem sempre a pulga atrás da orelha, por mais cuidado ou ciúme que tenha ela pode passar de algoz a vitima, fácil, fácil...
Para ser a “segunda” a mulher precisa ter uma estrutura muito firme, ser segura de si e dona da própria vida, como se diz “bem resolvida, financeira e psicologicamente". A história é outra caso  a união  tenha como meta  o dinheiro e ou a  ascensão social, o que comumente existe!
Infelizmente muitas “segundas” são de uma insegurança atroz,extremamente dependentes do outro, não se sustentam em pé sozinhas,precisam do babá...
O homem que se relaciona com uma mulher insegura  sofre, ela vai suga-lo como um vampiro, exigindo sua atenção trinta horas por dia e ai dele se não der o que ela exige!
Vitimas de  medo constante por não confiarem em si mesmas,sofrem por ciúmes desmedidos, distorcem fatos quando estes não se encaixam em suas expectativas, criam desavenças, mentem até para si mesmas, buscam a qualquer custo chamar a atenção , ainda que seja por atitudes ridículas  numa clara demonstração de total descontrole.
Convém desconfiar de sua sinceridade, generosidade e compreensão, pois vivem numa espécie de loucura na qual buscam tirar proveito de qualquer situação que possa promover-lhes alguma simpatia como”esposa do Sr.Fulano”.

Falam muito de amor, de perdão, como se fossem inocentes e as demais pessoas culpadas de suas extravagâncias, esquecem até suas próprias maldades.Sua única verdade, é a ânsia desesperada de ser amada, o desejo de ter um amor exclusivo e ser tão aceita  como a “primeira”.
É muito triste perceber que existem pessoas assim, elas sofrem muito, porque nada as fará totalmente felizes.
Porém é fácil entende-las, ser a segunda não é para qualquer uma, viver com a sombra de outra pessoa nas próprias costas, é  muito complicado, precisa ser “muito mulher” para saber que lugar realmente ocupa na vida do outro e se manter em pé!.
As “segundonas” invariavelmente não percebem quando a primeira há muito tempo abandonou a posição de “primeira” e esse  lugar   já não tem para ela a mínima importância.
Ele existe apenas por que existe e é vitalício!
Mas e daí? Vai modificar alguma coisa?
Não!
Nada pode modificar o passado...
Apenas isso!Mais nada!
 
 
M.H.P.M.
.