Qual era o problema mesmo?

Estava eu, a caminho da escola dos meus filhos, absorta nos meus problemas, de cabeça quente com alguns acontecimentos desagradáveis (pelo menos sob minha ótica), e, como todos os dias, passei em frente de uma escola para crianças e pessoas com necessidades especiais, com algum tipo de deficiência mental.

De longe eu avistei uma menina, com seus doze anos, linda, cabelos lisos e loiros, compridos e olhos claros. Naquele momento meus problemas pareceram tão pequenos, se comparados aos dela. Uma menina tão linda e com "problemas". Ela tem Síndrome de Down. E isso eu vim pensando, até que, quando cheguei bem próxima a ela, encostou uma van escolar, e desceu um menino praticamente tetraplégico, que foi colocado diretamente em um carrinho e levado para dentro da escola. E a menina, que eu supus ter mais problemas que eu, olhou para a mãe dela e disse: nossa mãe, ainda bem que eu sou normal né? Já pensou se eu tivesse problemas que nem ele? A mãe dela olhou para ela com um largo sorriso e somente respondeu: ainda bem, né minha princesa??!!

O que eu senti foi um embrulho, uma vergonha de algo que eu apenas pensei. Por que diachos eu pré-concebi que aquela menina tinha muitos "problemas"? Só por que ela era diferente de mim ou dos meus filhos? Por que ela não pode ser linda e ter Down ao mesmo tempo? Sorri para ela como um agradecimento pela tão valiosa lição que eu havia recebido. Aprendi que os problemas estão somente nas nossas mentes preconceituosas e arbitrárias. E até esqueci o motivo da minha tão grande contrariedade!

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 10/08/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T3151706