ECONOMIA NA BERLINDA

ECONOMIA NA BERLINDA

BETO MACHADO

A preocupação com a mega crise que a ECONOMIA AMERICANA ameaça desencadear no mundo ainda não contagiou a massa popular dos países que mais se prejudicarão, caso se concretize esse fatídico e indesejável acontecimento.

Eu, particularmente, torço por um desfecho tão breve quanto feliz para essa novela internacional, mas, por outro lado, sinto que a mídia não percebeu ainda que a mais poderosa nação do planeta não demonstra, nesse momento, que possui um quadro de eficientes cientistas econômicos capazes de elaborarem planos para reverter essa situação, ou, pelo menos encontrar um ponto de partida que amenize o nervosismo do MERCADO DE CAPITAIS, determinante da temperatura da ECONOMIA MUNDIAL.

Vez por outra, dou uma olhadinha nos livros de economia, empilhados na pequena biblioteca do meu filho recém formado nessa matéria. Percebi que noventa por cento formuladores das teses econômicas que alimentam as mentes universitárias nessa disciplina são eminentes doutores americanos, ingleses, alemães, canadenses, etc... Onde andam os discípulos desses “gênios”? É hora de colocar em prática o aprendizado da ACADEMIA. Quem sabe não surjam novas eminências? As inscrições estão abertas. Formulem suas teses e boa sorte.

A propósito, os investidores das BOLSAS DE VALORES precisarão de muita sorte e conhecimento, para não verem seus ativos virarem poeira, visto que hoje a BOVESPA deu um mal sinal, quando teve a maior queda desde outubro de 2010, atingindo o índice de – 9.74%, no início da tarde, faltando pouquíssimo para a suspensão regimental do PREGÃO a partir dos 10% negativos. Mas essa mega desvalorização não foi exclusividade da bolsa brasileira, pois todas as bolsas do mundo despencaram.

Enquanto os investidores procuram refúgios seguros para os preciosos valores, os políticos procuram culpados, procuram desculpas, procuram dar explicações convincentes ou não; apenas não se viu ainda alguém a procura de solução para esse super problema. Pelo menos a mídia não descobriu ainda.

Tomara que a aparente arrogância exibida nas entrelinhas do discurso do BARAK OBAMA não se transforme numa vara curta para cutucar as onças travestidas de agências de riscos, pois o MERCADO DE CAPITAIS segue a risca o que elas ditam e determinam, como por exemplo o rebaixamento da posição de triplo A ( AAA ) para ( AA+ ), sexta feira passada. Olha o resultado desastroso das bolsas hoje.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 08/08/2011
Código do texto: T3147939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.