FAZER NAS COXAS...

Como? Fazer nas coxas? Isso é coisa que uma sessentona de respeito escreva? No mínimo essa crônica está no lugar errado e deveria estar nos "eróticos"! Por quê? Porque, com certeza, ao ler o título, alguém deve estar imaginando que me refiro às relações sexuais em que, para evitar a gravidez, o coito é interrompido antes da ejaculação. Portanto, aqui vale lembrar que o brasileirismo, ou as expressões de uso popular no Brasil, podem ter várias interpretações. E, antes que eu seja mal interpretada, vamos fazer uma experiência: pegue uma folha de papel, coloque no colo e escreva. Certamente vai ficar uma merda, porque foi feito nas coxas, literalmente!

A expressão "fazer nas coxas" é muito antiga, é anterior a essa abertura sexual explícita que existe hoje. Diz a cultura popular brasileira que, inicialmente, a expressão se referia à imagem de uma pessoa caminhando e tentando escrever algo sobre a coxa. O resultado eram garranchos e é a má qualidade do trabalho que está associada à expressão. Mas, a explicação mais provável, e também a mais aceita, é que a origem remonta à época dos escravos, que usavam as próprias coxas para moldar o barro usado na fabricação das telhas. Como a altura e a coxa dos homens eram variadas, as telhas adquiriam tamanhos e formas diferentes. E o telhado, "feito nas coxas", acabava torto e com interstícios pelos quais a água penetrava.

Porém, seja qual for a origem da expressão, pode-se dizer que ela surgiu no Brasil e significa fazer malfeito, irregular, insatisfatório, com desleixo ou descaso.

Quanto ao lado sexual da questão, fica a critério de cada um. Eu não sei quem foi o inventor dessa associação, mas tenho certeza que a prática tem algumas boas centenas de anos.

Giustina
Enviado por Giustina em 07/08/2011
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T3145147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.