Verdades sobre o começo da era atómica que teve início no dia 6 de Agosto de 1945…

O pretexto oficial que levou os americanos a bombardearem atomicamente populações civis japonesas foi de que a iminente invasão da ilha principal do Japão (ou o Japão, se quiserem…) custaria cerca de 500.000 vidas de soldados…

Espantoso, quando na guerra toda, e em todas as frentes os EUA perderam menos de 500 mil vidas…

Em Maio de 1945 secretamente os japoneses aceitaram a rendição incondicional desde que o Imperador não fosse julgado e se mantivesse à frente do Japão, se bem que numa mera função simbólica…O que era o que tinha sido acordado entre os aliados na conferência de Ialta poucos meses antes…Rendição incondicional da Alemanha e do Japão…

A proposta foi ignorada, ao mesmo tempo que números confidenciais dos serviços secretos dos EUA estimavam as baixas reais em 50.000 homens…( baixas, não necessariamente mortos, entenda-se por baixas mortos e feridos…)

E no entanto o uso das armas atómicas já tinha sido decidido…

Inicialmente pensou-se em bombardear Berlim, mas constatou-se que o impacto mundial seria de tal ordem, que em vez de “salvadores da Europa” os EUA teriam um outro papel na história bem menos simpático…

Depois optou-se definitivamente pelo Japão, mais precisamente a baia de Tóquio, mas novamente o impacto mediático seria de tal ordem que fez com que se escolhe-se outros alvos…

A opção recaiu em 2 cidades de importância reduzida, cidades com residual capacidade militar, o ideal, pois os bombardeiros não correriam o risco de serem abatidos quer por artilharia no solo quer por caças japoneses…

E assim se incineraram 2 cidades, com os resultados que se conhecem, e que ainda hoje se fazem sentir…

Então, se a Guerra estava mesmo a acabar, porque se deram os bombardeamentos atómicos…?

Porque os americanos sabiam do poder crescente do seu ainda aliado Soviético, sabiam que os soviéticos iriam entrar em breve em guerra com o Japão, e além de reclamarem como potência vencedora parte de uma série de compensações de guerra, o seu poder, influências na Ásia iriam aumentar de forma exponencial…

Na Europa já não havia nada a fazer, depois de quase derrotados em 1941, os soviéticos reagiram de forma enérgica e expulsaram os nazis de boa parte dos territórios ocupados nas campanhas de 1939/41, e estabeleceram nesses territórios governos comunistas ou pró-comunistas…

Havia pois que travar a influência comunista, havia que se preparar o tempo que se seguiria, e que toda a gente já sabia ir ser não de união, mas de paz podre entre os vencedores da Guerra…ou mesmo guerra, pois havia o risco de se dar outra guerra…

Sabendo de tal, os EUA usaram a nova arma secreta, a arma atónica, de forma deliberada sobre civis, para incutir o medo nos soviéticos. A arma em si já tinha sido testada num deserto dos EUA, já se sabia do seu poder, mas teriam que se arranjar cobaias humanas para saberem quais os efeitos sobre humanos…

De forma cínica de certa forma pode-se afirmar que foi unir o útil ao agradável, mas a coisa não resultou de todo…:

Os soviéticos entraram mesmo em guerra com o Japão e lá reclamaram parte do saque dos vencedores, estabelecendo uma influência no Sudoeste Asiático que durou de facto até ao colapso da Nação Soviética em 1991…

E para azar dos EUA, em 1949 os soviéticos testaram a sua própria bomba atómica, resultado em parte do acesso a segredos do ultra-secreto programa nuclear americano, passados por cientistas silenciosamente simpatizantes doa comunistas, tão silenciosos que nem o apertado programa de controlo desse programa conseguiu detectar simpatizantes comunistas entre a elite dos cientistas que conceberam a primeira arma atómica do planeta…

Os bombardeamentos atómicos não foram pois mais do que testes em cobaias humanas e uma forma de atemorizar o próximo inimigo dos EUA, não passaram de crimes de guerra de efeitos horrendos, mas branqueados pelo facto dos EUA e da sua máquina de propaganda terem entrado em acção…

Mas não deixam de serem crimes de guerra…

Quem tem consciência e alguma memória sabe de tal…

E por muito menos foram julgados e condenados à morte oficiais alemães e japoneses, que tiveram o azar de terem perdido essa mesma Guerra…

Como nota final…

Parte dos oficiais e soldados nazis que se deixaram apanhar no ocidente foram condenados à morte por crimes de guerra, ou então a pesadas penas de prisão…Mas a intervenção desses mesmo americanos transformou numa primeira fase as condenações à morte em prisão perpetua, depois numa segunda, foi diminuindo o tempo de estadia nas prisões, até que no Ocidente a média de tempo na prisão dos piores criminosos nazis foi de…5 anos…Os soviéticos, com todos os imensos defeitos que possuíram, além de terem executado parte dos criminosos, a maior parte deles só voltou à Alemanha ao fim de 10 anos por insistência do novo governo alemão…porque senão possivelmente teriam morrido nessas mesmas prisões…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 06/08/2011
Código do texto: T3142305
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.