Preço Justo
Dias atrás, assisti um vídeo no Youtube denominado Não Faz Sentido e onde nele o apresentador Felipe Neto falou a respeito dos altos impostos que pagamos a cada compra feita aqui no Brasil de qualquer mercadoria.
Dá pra dizer que a situação é revoltante. Imagine você que trabalha de sol a sol ou de lua a lua que recebe um salário praticamente miserável e durante quatro meses do ano trabalha somente pra pagar impostos.
Quem dera eu dizer aqui uma bobagem, mas infelizmente é assim que acontece no Brasil.
E nos oito meses restantes do ano, pagamos as “facadas” do mês e se tivermos sorte, sobra um dinheiro para as festas e diversões. Mesmo assim há impostos pra pagar embutidos no chope e na balada com os amigos.
Vamos pensar agora que estamos no Natal ou no dia do aniversário de seus filhos. Você vai á loja e vê um Playstation 3 na vitrine, por exemplo. Deseja dar de presente o equipamento, mas não pode comprá-lo por causa do preço astronômico.
Aí então tens duas opções: Ou vai para o exterior e compra o vídeo-game por um preço justo, isso se não tiver sorte de um amigo ou um parente morando fora do país que mandaria o Playstation 3 de lá mesmo pra ti.
Ou faz uma aposta arriscada e apela pra pirataria por um preço absurdamente justo correndo o risco, no entanto, de ser pego em uma batida policial que busca mercadorias contrabandeadas.
Então você chega em casa com o presente e os filhos ficam radiantes. Logo vai para sua sala ligar a TV onde nela é exibida uma propaganda em que geralmente aparece uma pessoa famosa da televisão dizer que pirataria é crime e que é melhor comprar só produtos originais.
Se pirataria é crime, então pagar impostos absurdos é o quê? Uma caridade para ajudar o governo que está sem dinheiro em caixa para seus projetos?
A resposta é não porque na verdade esse montante todo ou grande parte dele vai acabar nos bolsos dos políticos que fazem seus “trenzinhos da alegria” e compram fora do país todas as mercadorias que quiserem com um precinho camarada.
E enquanto isso a polícia vai ao camelódromo reprimir os vendedores fazendo todo aquele estardalhaço e os comandantes afirmando nas entrevistas que concedem a imprensa que estão vencendo o combate a pirataria.
Pura ilusão.
Enquanto não houver um preço justo e barato para as mercadorias originais e enquanto ainda existir impostos absurdos que se paga até a alma, a pirataria continuará imperando no país.
E concluo a crônica com uma simples frase:
Preço justo já.