INSTINTOS

A lei da selva, onde sobrevive quem pode mais ou é mais esperto, mudou de habitat. Hoje esta lei impera na sociedade onde vivemos, não é mais exclusividade dos animais irracionais, agora pertence aos racionais. Racionais? Será que são mesmo racionais? Bem, seguindo o pensamento de que racional é quem raciocina, então podemos dizer... que não.

Estuprar uma criança, tirar a vida dos próprios pais ou do semelhante simplesmente por prazer, jogar um bebê recém nascido na lata de lixo, fazer guerra matando milhares de inocentes, apenas por ambição – estes indivíduos podem ser considerados como racionais? Bem, para não criar polêmica, mesmo tendo uma opinião formada a respeito, prefiro não expressá-la. O que quero expressar mesmo é a inversão de instintos, ou seja, os animais estão cada vez mais sendo domesticados e deixando de serem irracionais, não de forma literal, é lógico. Enquanto os seres humanos estão tornando-se cada vez mais selvagens e irracionais, porém, de forma literal.

Quase não existe mais respeito mútuo, o cada um por si predomina e a ambição e competição desordenada e sem limites, passam por cima de todos como um rolo compressor, esmagando-os sem misericórdia, só sobrevivem os realmente fortes. Chegar à idade adulta é um desafio enorme, tem que ter muito jogo de cintura, como diz o dito popular. Chegar ileso então, nem pensar, é impossível!

Josildo S Neves