O SEGREDO DOS SORRISOS

Já li em várias publicações um pequeno exemplo que mostra a diferença entre diferentes filosofias de vida. Os que têm tendência religiosa chamam de céu e inferno, mas aqueles que são mais livres chamam de diferença de filosofias, e os que estão mais voltados para á área profissional chamam de diferença de gestão. Bom, o título não é muito importante porque uma verdade pode ser reconhecida de diversos ângulos. Os antigos diziam que a verdade é como uma esfera, cada ser humano só consegue enxergar uma parte, não consegue ver a esfera completa.

A historinha é a seguinte: um mestre acompanha seu discípulo até uma sala. O jovem escuta pessoas gritando e xingando. Quando o mestre abre a porta entende o porquê dessa atitude. O grupo está à mesa, cabe destacar que há muita comida, mas alguém amarrou madeiras nos braços dos comensais. Essas madeiras parecem prolongamentos dos braços e terminam em mãos. Eles podem pegar a comida, mas não conseguem levá-la à boca porque as madeiras são rígidas, não há forma de flexioná-las para que cheguem à boca, e a comida termina no ombro ou no chão.

O discípulo pensa que tudo tem uma causa na vida e que é compreensível que as pessoas fiquem tão zangadas já que estão diante da comida, mas não conseguem comer. O mestre leva o discípulo até outra sala. O jovem escuta risos e palavras amáveis. Ao abrir a porta vê que as pessoas também estão à mesa, também têm madeiras amarradas como se fossem prolongamentos dos braços, mas em vez de lutar infrutuosamente para colocar a comida na boca, cada um deles dá de comer ao vizinho. Assim todos conseguem se alimentar.

O mestre fala que essa forma de trabalho é a melhor, só é necessária a colaboração de todos para que dê certo. Em um mundo no qual cada um corre para conseguir o melhor lugar, onde ética transformou-se em uma palavra bonita para ser usada em discursos e onde o egoísmo impera, a sociedade assemelha-se muito aos comensais da primeira sala. O estresse, a luta, a ambição desmedida, o sorriso falso e o ataque inesperado fazem com que nossa sociedade se caracterize por muito conforto e poucos valores morais, especialmente quando a luta é pelo poder. Mas, isso não descarta a possibilidade de mudar conceitos, de fazer reformas, tomar atitudes e ações que ajudem a tornar a sociedade atual mais humana.