Acreditar para educar.
Fosse ele um homem em que o destino obrigava andar sem desencontro com a vida alvejam do medo da solidão ao lado de repugnantes que o fazia frustar se todos os dias, era apenas mais um ingenuo cercado por uma multidão.
João era homem ilimitado transtornado pelo vida que o maltratou com golpes frios de infortúnios, era um objeto de vergonha e fracasso depois da separação traumáticas dos pais pela morte. Foi lançados por petulantes familiares que o deixou como uma vítima inocente dentro de uma guerra de todo o risco chamado vida, viver era um desafio, tinha que enfrentar obstáculos para vencer.
Sabia jogar o jogo estranho das leis fantasmáticas, apesar de ser considerado um inútil, preparava se a cada dia para uma grande vitória pois sabia ler e escrever havia frequentado a escola, então sorria andava sem discutir mesmo apesar dos problemas sociais, dormia ao relento sobre o frio cândido e o vento forte da noite, as vezes chovia mas esse não era o maior problema, sentia calafrios, febre, dor, mas não deixava ser controlado pelos fantasmas do medo e os monstros da derrota.
João era um adolescente porém tinha atitude de homem trabalhava como artista de rua, fazendo malabarismo com um jogo de pinos ganhado quando criança pelo seu pai. As vezes o pouco que ganhava era muito pouco e precisa passar pela decepção de pedir. Olhava nas ruas e viam e as pessoas gritavam “derrotado” e nas praças “perdedor” ou qualquer outra palavra terrível que atentava contra se. Mas olhava para dentro de si e procurava força no mundo intangível dos seus sonhos. Era um jovem morador de rua mas tinha dignidade não desinfluía das drogas porque sabia que ela produzia uma imagem macabra de terror. Não furtava jamais mesmo apesar do sofrimento diário da fome.
Tomava banho escondido todos os dias no chafariz da praça para não ser preso, ainda tinha que aguentar o soar das gargalhadas de milhões de néscios de sua própria felicidade de caçoar de um pobre infeliz. Ele não importava pois não era como um mendigo qualquer preferia ser limpo. Em certo dia sentado na calçada em frente em uma casa foi surpreendido pela doçura da voz e pela bondade do gesto e da simplicidade de uma senhora que não deixou passar despercebido a feição do sonho daquele soterrado. A senhora passou a lhe dar um prato de comida a cada dia durante o almoço.
Ele já via o mundo de outra maneira só faltava começar do zero mas não seria problema porque já havia conquistado uma fonte de pensamentos gerado por uma usina de emoções. Tornou se catador de lixo profissão que foi responsável pela sua vitória catava lixo e tesouros jogados fora por pobres de luxo. Então começou a viajar pelo mundo dos livros e dá assas a sua inteligência. Estudava sempre quando podia dedicava na construção de seu futuro. Lutava com os livros tendo os como arma lutava de corpo a todo tempo, parecia sem fruto mas a essência captava com os seus olhos o amor que o ensinava a fruir de cada palavra escrita.
João sabia que mesmo apesar das pessoas serem diferentes a dignidade é a mesma para todos, então veio a ideia de se escrever em um concurso público estava esperançoso mas não tinha o suficiente para pagar a taxa de inscrição. Teve que passar pela humilhante condição de pedir, juntou aos poucos as moedas que conseguiu ganhar escreveu se no concurso um dos mais disputados do país milhões de concorrente, afinal e qual seria a chance de um catador passa – lo para muitos 0,00 por cento de chances, isso não o importava tinha uma mente sadia porém não tinham tantos recursos para estudar trabalhava até a essa ustão para comprar mais livros e em enriqueceu sua mente não deixando se quer um espaço vaco, estudava horas e horas embaixo do viaduto. Após messes de estudo chega a hora do triunfo tomou um bom banho em um banheiro pago comprou uma roupa digna e foi o com um só pensamento o da vitória mesmo sendo derrotado, sentou se na poltrona e começou a decidir a sua vida.
Após alguns dias de espera o resultado de tanto esforço finamente saiu, ele passou entre os primeiros colocados do concurso da receita federal. Enfim se tornou um grande homem passou a ter um família e um bom trabalho e viveu feliz. Ele só consegui porque teve uma boa base familiar mesmo estando nas ruas.
Porém, é no mundo real, onde há conflitos, perdas, medos, drogas, lágrimas, metas, sucessos e fracassos, que devemos encontrar o verdadeiro significado da vida, libertar a nossa criatividade e cultivar nossa capacidade de pensar. Toda vitória requer esforços e coragem, pode haver frustrações, temos que fazer dos dias mais tristes de nossas viadas os mais importantes, é preciso respeito para se educar. E ao jovens o que importa e o prazer da descoberta e o encantamento de encontrar na leitura o eco de suas próprias emoções.