Gentileza

Esse gesto gratuito, um carinho sem retorno, coisa bonita de se ver, algo difícil de encontrar; força maravilhosa, irmã da compaixão, que torna as pessoas mais bondosas e faz bem ao coração; sim , rasgo o verbo à la apaixonado, para compartilhar com vocês, a presença dessa força em minha vida, na semana que passou.

Eu que já vinha desacreditado dessa raça humana, fui pego de surpresa, quando um estranho cedeu a sua cadeira à mesa num restaurante lotado , quando eu tentava achar um lugar para almoçar. Outros tantos, continuavam a ocupar duas cadeiras, uma com suas mochilas ou pastas, outra com suas cabeças; esse que descrevo, não! Com um sorriso, ele acenou para mim e disse: " amigo, senta aqui comigo! ". Sentei e o resto é crônica!

Dali em diante, foi com alegria, que deram lugar para mim no ônibus, só porque sacolas de fraudas eu tinha. E na rua? Na rua, amigos leitores, que epifania! Carros parando para que eu atravessasse em zebras sem semáforo, quanta educação, que deveria ser recorrente, não exceção!

Então fui anotando: um sorriso aqui, outro bom dia ali, todos com intenção; e a moça da livraria? Não posso esquecer dela, procurando um livro difícil e, mesmo com a minha ameaça de " deixar para lá"; ela pediu para eu esperar e achou o livro. Profissionalismo? Que nada! Dedicação!

Segui coletando essas e outras até perceber que essas gentilezas sempre ocorreram ao meu redor, eu é que não conseguia ver; e agora que eu consigo, espero manter essa gentileza nos meus olhos e também em minhas mãos, para que elas sejam gentis o suficiente para fazer os outros também perceberem o que não viram até então.