Sou um ás na direção

Eu não sabia, com toda a sinceridade, que uma placa triangular é uma R2. E que a octogonal é uma R1. Grande novidade. A R2 que dizer que você deve ceder a passagem, mas não precisa parar, enquanto que a magnífica R1, octogonal, quer dizer, PARE, o carro deve ficar com velocidade zero, antes da linha imaginária do cruzamento.

Bem, já devo ter sabido isso, em meus muitos anos de motorista amador, sem nenhum acidente grave. Minha última infração foi em um dia 31 de dezembro de 2000, num estacionamento proibido, em Cabo Frio, sendo que eu nem estava em Cabo Frio. Imagine, passar o Reveillon em Cabo Frio, o que a minha mulher iria pensar? Tive que recorrer com indignação e a foi multa “suspensa temporariamente”, segundo consta do “site” do Detran. (dizem que a multa reaparecerá, solertemente, no momento em que eu vender o carro, e serei eu que terei que pagar; enfim, um reveillon inesquecível).

Vou amanhã fazer a prova do Detran, isso mesmo, em pleno sábado, e me deram uma apostila para estudar. Vou estudar hoje para não haver tempo de esquecer tão importantes informações sobre direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente. Serão trinta perguntas de múltipla escolha, uma alternativa certa entre quatro oferecidas ‘a análise do nosso intelecto.

Confesso que estou um pouco nervoso, porque há muito tempo não faço provas. Já pensou se não passar, que vergonha! Bem, todos os que já conversei sobre o assunto me garantiram que é fácil, todos passam, você tem que ser, praticamente, um analfabeto funcional para ser reprovado. Mas provas, de qualquer espécie, preocupam.

Estou no início da apostila, envolvido com choques, colisões, abalroamentos, quando me deparo com o “acidente misterioso” que é aquele que o inocente motorista desconhece a causa e se descobre vivo após aqueles segundos de surpresa. Tem que estar muito desligado para participar de um evento desses.

Agora já estudei tudo. Liguei o computador, entrei no site do Detran e fiz três provas simuladas. Em trinta perguntas acertei 27, 27 e 28. Recebi os parabéns do computador. Entre outras coisas errei o número do telefone dos bombeiros, não é 190, é 193. Ah, não se esqueça de levar luvas descartáveis no carro, em caso de socorro a acidentados você vai precisar delas. E, saiba que uma caminhonete é um veículo que carrega pessoas e carga no mesmo compartimento.

Pena que a prova não seja agora. Até amanhã calculo que vou perder um pouco das informações que a minha desgastada esponja cerebral absorveu. Vou até lá e volto com minha carta de motorista por mais quatro anos, um novo mandato de presidente do meu carro onde eu mando e desmando. E assim que puder vou passar o fim de semana em Cabo Frio e olhar a praça onde estacionei proibido no Reveillon de 2001.