SER JOVEM...É UMA BARRA!!!

Pois é, ser jovem é realmente uma "barra".Num momento somos a criança irresponsável, inculta, superprotegida por todo um grupo e, já no momento seguinte somos o adolescente.
Esta mudança altera, profundamente, todo um complexo de coisas em TUDO e em TODOS.Já, não somos a criança que aceitava tudo de boa paz, eis que acordamos para o entendimento e, passamos a questionar os fatos e colocar nossa marca naquilo que fazemos ou que queremos.E surgem os choques.
De um lado, a surpresa por termos deixados a infância para tras e, já nos sentirmos "crescidos".Há, em muitos casos, uma não aceitação pacífica de que o "meu menininho" ou a "minha fofinha", tenham crescido tão rapidamente e, somos, ainda, de maneira desgastante para nossa identidade, tratatos de forma carinhosa, mas num sentido depreciativo, como se foramos, ainda, uma simples e irresponsável "criança".É realmente
difícil conviver-se com estes fatos, estas posições antagônicas à nossa realidade interior de mudanças e crescimento:físico e psiquico.
De outro lado, as novas exigências que nos espantam!!!
Sim, nós somos supreendidos pela IDADE NOVA.Passamos a olhar, sob uma nova ótica, os fatos que ontem nos eram desconhecidos ou que, dos quais não possuimos a capacidade de entendimento.E acontece, então, algo mais grave do que no caso anterior.
Realmente, se o tratamento, de cacterísticas infantis, nos afeta e fere; um critério de exigência de um comportamento "adulto", força-nos, a uma maturação precoçe, com prejuizos profundos na formação lógica e consciente de nossa personalidade.
Procuramos fazer tudo da melhor forma possível, em nossa ótica, e falhamos.
Sim, erramos!!!Primeiro pela inexperiência nesta vivência nova e que exige uma responsabilidade maior; erramos, porém, mais profundamente pela pressões que sofremos, pelas exigências a que nos submetem os "mais velhos", o quais, inadvertidamente, nos colocam num patamar de igualdade etária, passando a forçar-nos a uma correspondência de identidade adulta em todos os atos.Isto é profundamente agressivo, e nos coloca num dilema de inexplicáveis respostas.
Portanto, diante de tais colocações, que nos ferem profundamente, nós passamos a ter conceitos interiores os mais variados.
E primeiro lugar, ansiamos volta à nossa infância de irresponsabilidades e sem cobranças, onde tinhamos um carinho permanente e o perdão constante para nossas falhas, atribuidas que eram a nossa imaturidade.
Mas, também, valorizando nossa identidade própria, ansiamos por um crescimento e amadurecimento mais rápido para que, sendo adultos, nos vejamos livres das pressões e, por este aspecto, venhamos ter a nossa liberdade de agir, sem freios, ou, sem as terriveis cobranças que nos castram cotidianamente.
Assim, pois, um fato é verdade:SER JOVEM É UMA BARRA...
De repente acordamos dentro do mundo, ou melhor de um NOVO mundo:novas idéias, novas verdade reais a nos cercarem com suas maneiras próprias, a desafiar a nossa capacidade de análise e assimilação.
E perguntamos:
-O que mudou???
-Mudou a VIDA?...Mudou o MUNDO:..
Não, simplesmente nós passamos....
Passamos pela estrada do tempo, de forma tão rápida que, quando paramos para admirar a paisagem à nossa volta, a mesma já estava mudada abruptamente.
Ontem, crianças ainda, esperávamos os Natais, aniversários, visitas das avós, tios, etc...que representavam a possibilidade de um presente, um brinquedo, ou, apenas um simples e humano carinho.
CRESCEMOS!...
Já, num tempo imprevisto, somos adolescentes, ou mesmo adultos, e nossas concepções mudaram.
Os sonhos infantis, foram absorvidos por novas e surpreendentes realidades.Novas idéias ocupam nossa mente e, mais do que isso, passamos a sentir o peso da "responsabilidade".Já, somos questionados, cobrados, exigidos em todos os campos, seja pelos adultos ou mesmo pelos mais jovens e nossos contemporâneos.
Nossa reação:susto, temor, êxtase.São formas de posições que temos nesta nova fase.
Fase da adolescência:o Papai Noel é piada; o nascer não é uma simples historinha e, sim, uma verdade que nos exige um participação permanente e integral.
Estes fatos novos, nos põem a imaginar saídas; alternativas de adaptação a este período novo de nossas existências.É o momento em que nós buscamos, para nosso crescimento humano e social, obter mais apoio psicológico, material, físico e afetivo, mas fundamentalmente, de modo real e, profundamente necessário:A COMPREENSÃO...




luiz onofre
Enviado por luiz onofre em 30/07/2011
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3128963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.