LEMÃO ou ALEMÃO

Lembro-me bem de Lemão ou Alemão; tão conhecido irmão de Silvano, Sílvio, Dodóra, Diu, Zé de Dedim etc...todos filhos de Seo Dedim ( que Deus o tenha); pois é. lembro-me de Lemão com o tabuleiro na cabeça, de manhãzinha, com sua voz juvenil, andando pelas ruas calçadas de pedra jacaré, em Correntina, gritando "ei o pão quente de sal e de doce; sovado e carteira!.." . Abaixo de Pelé e Linguiça, ele estava bem colocado como vendedor de pão.

E o nosso amigo Lemão, nem loiro e nem moreno; meio desaforado; bom conversador; meio perna-de-pau e meio craque; bom mentiroso (quer dizer, só mentia para o bem); de vez em quando curtia seu esporte predileto que era contar lorotas. Era muito bom nisso, não sei se ainda o é. Ele dizia que sabia fazer bola de (gude) vidro." Era só juntar um bocado de cacos de vidros numa panela com água, deixar cozinhar bastante, até amolecer os vidros; deixar esfriar e depois fazer as bolotas, assim como se faz biscoito, com as mãos". Bela receita para aqueles tempos de infância feliz.

Quando existia o Buracão, lá pelas bandas da atual Rodoviária no Alto de São Lásaro; Lemão jogava bola e mentia que dava dó! Mas, era divertido; a galera adorava Lemão em pleno exercício do seu direito de mentir à sua moda. Mas, o tempo foi passando e Lemão crescendo também. Eis que, quando adolescente, Lemão deu pra fumar cigarro; logo logo aprendeu a jogar sinuca. Um belo dia, lá pela

década de 70, frequentando assiduamente o bar de Quinca de Valério (o Valerão), naquela época situado após o Bar Elite, no Beco Sinfrônio Biza, já perto da Praça da Bandeira, ou do Mercado; alí ele era quase um rei júnior da sinuca. Porém, havia um detalhe: seu pai não queria que ele frequentasse as mesas de bar e nem mesas de sinuca; devido a sua idade e formação. Se soubesse, Lemão estaria frito.

Foi num desses dias de muita empolgação, algum dinheiro no bolso, cigarros à vontade; Lemão estava lá, no dito bar de Quinca, jogando e ganhando todas. O taco era a sua lei. O jogo estava bom. Todos estavam à volta da mesa, concentrados naquela que seria a partida final e decisiva; além da mais rentosa para Lemão. Era a vez de Lemão dar a sua tacada final; e ele buscou toda concentração possível para tacar e ganhar o jogo. De cigarro no canto da boca, olhos fixos na bola preta e na caçapa; concentração total e... alguém toca-lhe no ombro direito, de leve. "Queta, fela da puta!" respondeu Lemão. Novamente a mesma pessoa toca-lhe o ombro esquerdo e..."Queta fela da puta!", gritou ele, irritadíssimo mas sem tirar o olho da bola. Novamente a mesma pessoa toca o cotovelo de Lemão; silencio total no bar e Lemão vira-se mais irritado, com o taco na mão e já querendo brigar, xingando tudo que era nome e sobrenome do Satanaz e seus asseclas. Nessa virada para o lado caiu-lhe a ficha! Lemão deparou com nada menos que seu pai, que foi logo atacando o nosso famoso amigo, sem papos mas com bastante catiripapos e puxões de orelha.; tirando seu filho da perdição e, levando-o pela orelha, do bar até a sua casa no Alto de São Lásaro. Mesmo assim Lemão nunca deixou de ser nosso querido conterrâneo. Até a dupla famosa, Sá e Guarabyra é fâ de Lemão. Tem até música pra ele.

Deus dê vida e saúde para Lemão, ou Alemão!

Alorof
Enviado por Alorof em 30/07/2011
Reeditado em 31/07/2011
Código do texto: T3128860
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.