Certo ou errado? 02
Muito difícil saber quem esteja certo ou errado. Tal dilema persiste eternamente na mente dos povos, todos querendo ser donos da verdade..
A certeza de quem estará certa ou errada, dependerá exclusivamente da subjetividade de cada um. A interferência no assunto tomando partido de uma parte, ou de outra, acaba fatalmente mascarando a realidade dos fatos.
Na tentativa de elaborar uma análise superficial sobre o que seja certo ou errado poderíamos chegar a algumas conclusões sobre o polêmico tema.
Entendemos que o “certo”, bem como o “errado”, só pode ser encontrado nos cálculos matemáticos, onde ao calcular dois mais dois, sempre será quatro em qualquer parte do mundo; se somarmos dois mais dois e o resultado for cinco, certamente estará errado.
Fora da lógica matemática, será muito difícil afirmar com convicção, que alguém estaria certo ou errado, pois o questionamento do assunto é feito sob influência da parcialidade subjetiva do indivíduo, o qual procurará sempre defender a sua “verdade, ou o errado” do próximo, ignorando as “verdades” dos outros.
Tanto o indivíduo A, como o indivíduo B, poderão sustentar opiniões contrárias sobre um mesmo assunto e mesmo assim, estarem certos, segundo suas razões, ou ângulo de visão e análise do tema.
Numa discussão onde se expõem opiniões contrárias, dificilmente chegarão num acordo se permanecerem irredutíveis, isto porque cada um estará enxergando o problema em pauta pelo seu ângulo de visão, jamais colocando-se do lado oposto. Neste caso, o melhor a fazer é cada um tomar o seu rumo e meditar melhor sobre o ponto de vista do outro.
Assim, resguardadas as devidas proporções, pode-se dizer que ninguém estará totalmente errado ou absolutamente certo, mas todos estarão certos e errados, dependendo do ângulo de visão de cada um.
Nota: Texto extraído do livro "Nos Mistérios dos Sonhos e da Vida":
Autor:- Luiz Pádua