Brasil, mostra tua cara!

"O brasileiro é um povo hospitaleiro". Mito! Me irrita como essa afirmação é elevada á enésima potência pelo governo e por nós mesmos.

Quando se diz que o Brasil é um país hospitaleiro entende-se que ele é extremamente amigável com os demais povos. Não é o que acontece. O que acontece é que escondemos nossa hostilidade e estranhamento.

Para turistas europeus, por exemplo, a hospitalidade é uma, para turistas de países vizinhos é outra. Em muitas conversas pude perceber o incomôdo que muitas pessoas sentem em ver peruanos ou mesmo haitianos perambulando pela cidade.

Se selecionamos a quem devemos dar mais hospitalidade então não somos hospitaleiros. Somos hipócritas isso sim.

Isso demonstra como nosso preconceito subterrâneo não é tão subterrâneo assim. Aliás, demonstra outra coisa também: nossa alienação. Já vi em muitas ocasiões pessoas se macaquearem para receberem turistas norte-americanos, por exemplo. Está certo que um visitante, seja ele turista ou viajante, deve ser bem tratado, afinal não custa nada ser educado, mas existem pessoas que extrapolam esses limites. É o tipo de gente que difama sua terra e idolatra os países do Primeiro Mundo, que chegaram lá ás nossas custas.

Não estou aqui para fazer mais um discurso anti-imperialista, eu só gostaria de ressaltar que existem pessoas que acabam reafirmando preconceitos antigos e externos. Repetem, por exemplo, "pérolas" como dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires e que "aqui só tem macaco e bundas".

A pouco tempo foi noticiado na mídia que turistas brasileiros eram maltratados em aeroportos internacionais. E vi alguns colegas apoiarem essa ação. Colegas brasileiros! Sua argumentação era de que as autoridades internacionais tinham que desconfiar sim dos turistas brasileiros porque o Brasil é um país-problema. Como se nos países do Primeiro Mundo não existissem problemas.

O que fazemos então? Revidamos? Sacanearemos turistas estrangeiros em nossos aeroportos? Acho que isso seria idiotice. Afinal, para que revidar em pessoas inocentes? Isso não resolveria o problema, só o repetiria.

A solução é reconhecermos nossas deficiências. Acredito que todo brasileiro sabe os problemas que enfrentamos, mas a maioria ainda se agarra há alguns mitos que só nos fazem mal como aquele da hospitalidade e o outro de que somos inferiores. Nós somos um povo como qualquer outro. Temos nossos defeitos e nossas qualidades. Não precisamos viver nos macaqueando para atrair pessoas para cá. Se queremos ser valorizados, devemos antes de tudo nos valorizar. Conhecendo um pouco mais o nosso país, respeitando as diferenças regionais, tentando resolver nossos problemas internos como a corrupção ou a violência, estamos dando passos importantes para respeitarmos e sermos respeitados.