PALAVRA! X palavras

Palavras... O que são palavras??? Palavras são conjuntos de letras com algum sentido, um significado. Uma palavra pode mudar de sentido, mas há sempre algum sentido em uma palavra, se não há não é uma palavra.

Antes de se aprender a falar, a se usar as palavras, o choro era a principal arma. Mas, quando se chorava, a mãe se perguntava, “o que será que ele quer???”. Ela, então, tinha que tentar deduzir o que seu filho estava tentando “dizer” com aquele choro. Alguns anos a frente, se aprende algumas palavras e começa-se a usá-las. Agora sim ficou mais fácil. Dizer “sim” e “não” é uma tarefa mais fácil que chorar até que tentem descobrir o que se quer, enquanto vão empurrando mil coisas em/ para você. Melhor ainda quando se aprendem novas palavras e se consegue dizer o que se quer.

Palavras também são usadas para se pedir favores e agradecer por eles. Para se fazer amigos e abrir-se com eles. Para escrever romances e deliciar-se com eles. Para se lamentar e pedir desculpas. Para declarar amor e ofensas. Para expressar o que o coração deseja. Para orar a Deus e suplicar pedidos.

Entretanto, palavras também são usadas apenas como palavras...

Falar o que não se pensa. Inventar desculpas. Criar estórias. Culpar santos e libertar criminosos. Conquistas de uma noite. Mentir, fingir, enrolar. São apenas palavras e nada mais... Palavras sem sentido... mas como assim: “sem sentido”? Têm, sim, sentido, mas segundos, terceiros e quartos sentidos... Palavras às vezes correlatas, às vezes desconexas, mas sempre com um sentido de ocultar o verdadeiro sentido. Isso sim faz sentido!

São tantas palavras, que hoje não se espera de um homem a sua PALAVRA. Há homens ricos e pobres, homens altos e baixos, homens solteiros e casados, mas não se acredita que há homens de PALAVRA!

“Foi-se o tempo”, “Bate a poeira”, “Seguro morreu de velho”... Isso são palavras que são ditas quando se fala sobre A PALAVRA de alguém.

A sua PALAVRA é algo que vale mais que toda a riqueza material do mundo. Não se mensura a PALAVRA em reais, dólares ou ouro, quem o faz é porque nunca teve PALAVRA.

Nem a professora confia na PALAVRA do aluno, nem a amiga na PALAVRA do amigo e nem mesmo a pessoa de quem se gosta confia na sua PALAVRA. Hoje, tudo são palavras...

Quanto a viver num mundo de palavras, onde não há PALAVRA e não confiam na sua PALAVRA:

(Fico sem palavras.)