MEUS TROPEÇOS .....
.....foram vários, até perdi a conta e seja lá quanto tempo tenha de vida, provavelmente ainda vá tropeçar outras tantas vezes .
O bom disso tudo é que meus joelhos até podem estar ralados , totalmente arranhados mas minhas pernas não estão quebradas . Quer dizer, tropeçando ou não, sou teimoso o bastante para jamais desistir de continuar seguindo em frente .
Às vezes não sei onde quero chegar mas a certeza única é a de que quero chegar e o que não posso é ficar parado esperando que o tempo passe na minha frente e chegue primeiro .
Não sou desses que olha com frequencia para o futuro ou para o que está bem a frente com qualquer ar de preocupação. O tempo, os tropeços e os tombos não me assustam e nem vou me impressionar com as subidas íngremes da estrada da minha vida .
Estou aprendendo (e seria uma enorme tolice considerar que já aprendi) que tudo que colho hoje é consequencia do que foi plantado ontem portanto confiante, sereno e ajudado por tudo que já aprendi na caminhada pela vida, tenho muito poucos motivos para me preocupar ou até mesmo perder o sono com o daqui a pouco, com o depois, com o amanhã .
Os tropeços me ensinaram muito, ralaram as pernas e os joelhos mas elas ainda me levam aonde bem quero.
Caí algumas vezes de mãos espalmadas no chão , mas foram essas mesmas mãos espalmadas que me ajudaram a levantar . É sempre bom lembrar que as palmas das minhas mãos conservam calos das minhas experiências, dos meus acertos e erros e é por isso que em algumas vezes, mesmo quando não me pedem ou não sou chamado, que essas mãos estão firmes para ajudar quem quer que seja a se levantar .
Outra coisa que tenho aprendido é que não existem estradas completamente retas, sem buracos, precipícios e armadilhas . É um enorme equívoco acreditar nesses contos de fadas muito tolos e infantis .
As estradas da vida atravessam túneis escuros, cruzam pontes perigosas, sobem e descem enormes e pedregosas montanhas, passam por regiões pantanosas e com intensas ondas de chuva e frio , mas também, em muitos dos seus trechos são seguros e serenos , apesar de algumas curvas bem acentuadas .
Estou aprendendo com meus tropeços que uma visão bem treinada em parceria com passadas firmes podem me ajudar , e muito, a não cair nos tentadores e iluminados desvios que a vida caprichosamente nos apresenta .
É graças aos tropeços e tombos que desenvolvemos o melhor lado da nossa visão e então, mesmos naquelas frágeis pontes que balançam ao sabor dos ventos traiçoeiros , não temos como cair no abismo. Isto é , se não nos deixarmos dominar pelo medo , pela insegurança e pela comodidade .
Procuro sempre que posso e me permitem , ensinar o que aprendi com meus tropeços. Aliás, é possível que alguns se surpreendam se disser que tive muito mais tropeços do que acertos mas, a grande verdade é que os tombos me ensinaram muito mais que as vitórias .
As vitórias e o êxito, sem querer dizer que não me trouxeram satisfação, na verdade e de certa forma até eram esperadas uma vez que, ao procurar caminhar firme, olhar na direção certa, ter serenidade para me desviar de falsos atalhos e armadilhas traiçoeiras , o resultado não poderia ser outro .
Como sou aluno da Faculdade de Vida e ainda não conclui meu curso , estou me preparando para os próximos tropeços.
Como disse antes, com eles só terei a aprender e além disso, também repetindo, meus joelhos continuarão arranhados mas não quero nem pensar em ter as pernas quebradas em nenhum tombo.....
*********
(.....imagem google.....)