ELE FEZ A DIFERENÇA

O avião da "Gol" taxiou na pista do aeroporto de Confins, posicionando-se para o vôo que nos levaria de Belô até Campinas/SP, naquela bonita manhã de sexta-feira.

"- Alô, quem lhes fala é o Comandante Mauro. Sejam benvindos a bordo do Boeing 737 da "Gol", para o vôo 1897 com destino à Campinas, com duração de 60 minutos. Quero dizer ao proprietário da cachorrinha "Poodle" que estive visitando-a no compartimento de bagagens, pois gosto muito de cães, ela está bem e muito tranquila. Faremos todos uma boa viagem."

O jato parou na cabeceira da pista, o ronco das turbinas se fez mais forte e daí a segundos ele acelerou, alçando vôo, logo após autorização da torre de controle.

Confins e seus arredores descortinaram-se lá do alto aos nossos olhos e em breve o avião já estava sobre as espessas nuvens brancas, como estivesse planando acima duma gigantesca colcha de algodão.

Pequenos solavancos balançaram o enorme pássaro de aço, face às turbulências comuns daquela região montanhosa das Minas Gerais, porém nada que assustasse a tripulação e passageiros. O Comandante Mauro novamente falou a todos nós, informando sobre aquela zona turbulenta, recomendando apertar os cintos de segurança.

Depois de algum tempo voando acima das núvens, sentimos que a aeronave desceu um pouco e pudemos ver a paisagem abaixo, com terras bem cultivadas, plantações e o gado pastando tranquilamente.

O comandante falou pelo rádio com São Paulo, disse da tentativa frustrada de aterrisar em Viracopos mas que foi recomendado a não fazê-lo por enquanto, devendo aguardar instruções. Sáo Paulo orientou-o a fazer nova aproximação com Viracopos e todos os passageiros ouvimos essa conversa nítidamente, pois a cabine e o microfone estavam abertos de propósito.

A seguir, o Comandante Mauro falou-nos sobre o que estava acontecendo (tráfego aéreo intenso) e disse que, após aquele sobrevôo da área, tentaria nova aproximação com o aeroporto de Viracopos. E em poucos minutos, mandou que a sua tripulacão se preparasse para o pouso, agradecendo a todos nós pela calma demonstrada. Acrescentou ainda que permititu ouvíssemos o seu diálogo com a torre porque assim era como deveria ser feito.

"- É assim que se faz!..." - concluiu o atencioso e experiente Comandante Mauro, ele que fez a diferença! ...

-o-o-o-o-o-

Jundiaí, 23/07/11

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 26/07/2011
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T3120466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.