NINGUÉM ESTÁ SOZINHO (?)

A tecnologia da comunicação, ao mesmo tempo que aproxima as pessoas também as isola. Nos idos da década de 60, lembro de ouvir meu pai dizer "com essas novelas, a gente não conversa mais". Agregador que sempre foi, gostava de reunir a família para conversar. Com o advento da Televisão as conversas foram entremeadas por espaços de silêncio, porque ninguém queria perder o capítulo da novela. E ele continuava "vai chegar o tempo em que o diálogo em família vai perder espaço para a TV". Parecia uma profecia...

Hoje a TV, quase obsoleta, foi substituída pelo computador que contempla todos os gostos. Grandes, pequenos, minúsculos. Notboocks e celulares casaram conosco de tal maneira que não saímos de casa sem eles. A solidão se tornou obsoleta também! Ninguém mais está sozinho, mesmo que seja o único a estar em casa. O mundo entra pelas telinhas, relacionamentos despertam, amigos são vistos e ouvidos. Navegar pela Internet é viajar sem bagagem. É ter companhia, é não estar só.

Não obstante, com toda a tecnologia a nossa disposição, parece que o homem nunca esteve tão só. Depressão, angústias, medos levam o ser humano a uma busca constante de algo que, muitas vezes, nem ele sabe o que é. Talvez porque o nosso inteligente companheiro seja apenas uma máquina. E máquinas não têm o poder de substituir o calor humano. Porque, ainda e apesar de tudo, necessitamos da presença física de alguém que nos dê carinho e atenção. Está faltando, quem sabe, o olho no olho, porque só um olhar é capaz de transmitir emoções e levar aconchego à alma humana.

Giustina
Enviado por Giustina em 26/07/2011
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T3119730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.