A Construção do "Edificil" EDUCAÇÂO

Na cidadezinha chamada Esperança, havia um projeto que jazia mais de cinqüenta anos que estava em andamento. Profissionais de diversas graduações já tinham trabalhado nesse projeto, mas no entanto essa construção nunca finalizava; sempre que si colocava um bloco logo as rachaduras apareciam.

Encabulado com o que estava acontecendo, o Engenheiro Rômulo Pinheiro formado na Faculdade de Harvad começou a estudar toda aquela planta, pois em nenhuma história da construção civil nunca se ouviu uma catástrofe como essa.

Passado três dias, chega o engenheiro com as respostas que a população esperava a tanto tempo. Como já haviam muitos anos que naquela construção não se colocava nenhum bloco, a população estava ansiosa para saber a causa dessa demora, o engenheiro então resolveu convocar toda a população para reunir-se em frente ao Coreto, pois lá ele tiraria todas as interrogações.

Finalmente chega o dia mais esperado, toda a população esta ali reunida e ansiosa para saber tim-tim por tim-tim. Rômulo (engenheiro) se posiciona pega o microfone e começa a falar: — Boa tarde! senhoras e senhores é com muito prazer que estou aqui, para esclarecer todas as interrogações que tanto frusta essas mentes cansadas.

—Como todos já sabem meu nome é Rômulo Pinheiro, sou formado em Engenharia Civil e pós doutorado em Sociologia formado pela Faculdade de Harvad e estou aqui para ajudar vocês. Bom, chega de blá blá blá! vamos ao assunto que fustiga nossas mentes.

O engenheiro Rômulo chegara na quela Cidade a mando do prefeito Neres.

—Na sexta-feira passada eu havia pego o projeto para analisa-lo e tirar as conclusões devidas, depois de muitas horas de análise e inspeções no local da construção eu e meus colegas de trabalho: Ítalo e Roberto, concluímos que: Os profissionais que trabalhara ali na fundação do Edifício não tinham se preocupado com o alicerce, pois no mesmo haviam materiais que por sinal era de boa qualidade, mas não era necessário para a fundação de um edifício como esse, por esse motivo quando a construção chegou a um certo ponto ela começou a mostrar as suas rachaduras.

De repente, levanta seu Osvaldo com seu jeito grosseiro e ecoa sua voz :

—Sim seu engenheiro de meia tigela você já nos falou sobre as causas e quais as soluções seu mequetrefe?

Como sempre o engenheiro bem educado, responde à pergunta de seu Osvaldo.

—Boa tarde seu Osvaldo, como o senhor já sabe todo o problema dessa construção esta no alicerce, e quando se trata do alicerce a um nível de complexidade muito elevado, pois nós vamos ter que escavar toda superfície e implantar vergalhões e concreto, para que a base tenha uma ótima estabilidade e para que não venha apresentar outros problemas no futuro.

Moral da historia: "O alicerce é a base que sustenta toda construção, o mesmo estando dilacerado é impossível obtermos resultados plausíveis".

Danilo Matos
Enviado por Danilo Matos em 26/07/2011
Código do texto: T3119507
Classificação de conteúdo: seguro