Ser mãe

Dizem alguns poetas que, "ser mãe é padecer no paraíso"... eu já diria o contrário... é viver eternamente no paraíso..

Ter filhos é assumir uma responsabilidade muito grande... ele choram por tudo e você tem de reconhecer cada choro. Eles choram porque estão com fome, choram porque estão com dor (dor de barriga, dor de ouvido, dor de garganta, dor de machucado, dor de injeção, dor de cabeça, e todos os choros são diferentes um do outro, tem de ter um ouvido apurado pra distinguí-los), choram porque não fizemos o miojo do jeito que eles gostam, afinal, cada um gosta do miojo de um jeito; choram porque não demos o brinquedo que acabou de anunciar na televisão; choram porque não os deixamos ir brincar a noite na rua, pois estava frio e as ruas não são mais confiáveis como em nossa época; choram porque não foram ao show que queriam; choram porque o namorado não veio no dia marcado;choram porque terminaram o namoro de um mês; choram porque sua amiga passou perto deles com ar de desprezo; choram porque dissemos NÃO a eles; choram porque os colocamos de castigo; choram porque não os deixamos assistir a um filme de terror; choram, choram, choram... E isso é só o choro! Tem também as brigas... brigam porque o contole da televisão não está em suas mãos; brigam porque o computador está nas mãos de outro; brigam porque não querem ir a aula; brigam, porque por algum motivo você não pode dar atenção na hora em que eles te chamaram; brigam por causa do lugar no carro; brigam por causa do filme que foram ao cinema ver; brigam por causa da roupa que queriam comprar; brigam, brigam, brigam... Mas não são só de choro e de brigas que os filhos vivem... tem também a cara emburrada, ficam assim quando: não demos a eles o SIM que queriam, porque não deixamos eles comerem antes do jantar, porque os obrigamos a comerem brócolis, porque os demos Novalgina sem uma pitadinha de açúcar, porque os obrigamos a mostrarem os boletins escolares mesmo sabendo que as notas eram ruins... Ah!!! Mas não é só isso... tem também aqueles que gritam com as mães, aqueles que gritam com os vizinhos, com os avós, com os irmãos; tem os sem-paciência, eles querem tudo naquele exato momento, tem os nervosinhos, saem batendo pé; tem os cara-de-pau, que discutem com você e depois vem de mansinho como se nada tivesse acontecido... êta exercício de paciência, ser mãe é isso... ter muita paciência...

Mesmo depois disso tudo, aquelas que ainda não são mães, não se sintam amedrontadas por estas palavras... ser mãe também é: ver no rosto lindo de seu filho seus traços ou do amor de sua vida, é ter confiança de que você pode fazer com que seu filho seja melhor do que você, é ver a felicidade no sorriso que eles estampam porque você deu um pirulito pra eles, é ver a alegria que eles emanam quando dizem as primeiras palavras, quando dão os primeiros passos, é ver a felicidade deles quando aprendem a andar de bicicleta, é ser tocada na face quando os amamentamos, é ser acariciada todas as noites quando os fazemos dormir, é ser acalentada quando por algum motivo ficamos tristes, é ser elogiada sinceramente quando colocamos uma roupa, é ver a alegria deles quando dizem a você que te amam, e é verdade... é ter a sensação maravilhosa e única de carregá-los no ventre por nove meses e senti-los mexendo dentro de você, é escutar no ultrassom o coração aceleredo dele se confundindo com o seu, é ter aquele abraço gostoso todos os dias, é o prazer de abençoá-los todas as manhãs, é dar-lhes boa-noite em todas as noites, é comprar os materias escolares todos os anos vendo a alegria de os tê-los novos, é a beleza de os ver indo pra escola e fazendo novos e bons amigos, e vê-los aprendendo a dançar, é vê-los pela fresta da porta dar seu primeiro beijo, é a alegria de vê-los trazer seu primeiro namorado em casa, é a melhor sensação do mundo... ver seu filho entrar pra Faculdade que ele tanto sonhou, ver que seu futuro será brilhante e que ele se casará com a melhor pessoa que ele conheceu, porque ele foi criado, amado, aconselhado, elogiado, acompanhado, levantado, apoiado, corrigido e protegido por você... MÃE!!!!!!!

Gisele Mitterhofer
Enviado por Gisele Mitterhofer em 25/07/2011
Código do texto: T3118462