ANTÍDOTO CONTRA A NEGATIVIDADE
1º passo: VIGILÂNCIA
Qualquer “vacilo” é a porta de acesso às ameaças. Numa frase André Luis sintetiza: Não podemos impedir que as aves de rapina sobrevoem por sobre nós, mas sim evitar que elas façam seus ninhos sobre nossas cabeças.
Isto vem demonstrar a nossa cota de responsabilidade para com a disciplina de nossa conduta moral. Certa vez uma palestrante (Marluce) mudou a construção de uma célebre frase: “Diga com quem tu andas que te direi quem és” para: “Diga quem és que te direi com quem andas”, significando que a qualidade e quantidade do que atraio para junto de mim depende em grau muito maior daquilo que verdadeira, intima e essencialmente eu seja. Posso ludibriar a mim mesmo ou uma série de pessoas que me conhecem intimamente com as máscaras diárias, porém a minha consciência perante a consciência cósmica jamais. Eu escolho minhas companhias, simpatizando com os que me assemelham e repelindo naturalmente os indesejáveis. É fruto da lei de atração e repulsão dos corpos. No caso em questão repudiar tais aproximações seria também negar a Lei do Amor porque com certa certeza uma razão predomina longe do acaso seja para uma prova de reconciliação ou educação do Espírito.
2º passo: EDUCAÇÃO
É fundamental o aprendizado. Dever e objetivo do Espírito encarnado. Educando-me, apresento-me mais esclarecido, modifico hábitos e postura, me entusiasmo, aproximam-se os afins. E este renovado “aparelho” também é observado pelos “olhos dos Espíritos” que percebem certas transformações desmotivando-os das sugestões nocivas, ou seja, não vale mais a pena a perda de tempo. Ou eles “batem em retirada” ou sirvam-se dos exemplos. O ditado: “A ocasião faz o ladrão” pode muito bem se encaixar nesta análise.
3º passo: ORAÇÃO
Verdadeiro antídoto contra as envenenadas intenções das investidas dos que não tem nada de produtivo a fazer. Pode proporcionar um saudável estado de êxtase e nos nutrir de tão nobres sentimentos que poderá haver sistema de segurança melhor com tamanha garantia de fortalecimento individual. Atenha-se para a questão da sinceridade e devotamento de tal atitude, pois isto são condições necessárias para que se obtenha eficácia nesta ação e os objetivos possam ser alcançados. Todos estes ingredientes muito bem dosados e misturados darão um resultado perfeito à receita sugerida: Quem sabe o “prato feito” possa também servir de “alimento” à estas influências famintas, sedentas, fragilizadas e obstinadas a tanta maldade, e que saciadas possam se afastar necessariamente já em vias de recuperação espiritual.