Cozinha e Cia.
 

 

 

De vez em quando recebo e-mails sobre teorias orientais que ensinam como devemos dispor os móveis na casa para que ‘a energia circule melhor’. Na última mensagem tinha a foto de uma cozinha ideal. Para mim, triste e insípida, completamente desprovida de objetos, tudo bem escondido nos armários! Aqui muita coisa fica visível nas prateleiras: vidro de nescafé, lata de nescau, chocolate do frade, caixas de corn flakes e de aveia, vidros com amendoim, castanhas e amêndoas, vasilha de pó de café, caixinhas de chá, vasinho de flor, potinhos de tempero, um tacho com cenouras, tomates, pepinos, limões... Em cima da pia, ao lado do fogão, dois potes de cerâmica: um para cebolas e alho, outro para colheres de pau, conchas, garfo do diabo, escumadeiras, etc.

 

Na bancada, a bandeja de cafezinho fica eternamente preparada com as devidas xicrinhas, colherinhas e o açucareiro.

 

Além de ter tudo a mão essas coisas dão um colorido especial ao ambiente, tornando-o alegre e caloroso.

 

 
Outro dia meu filho chegou aqui e ao entrar na cozinha, comentou:

 

- Ué, agora vocês deram para comer rolhas?!

 

Referia-se à novidade que encontrou: um vidro onde venho guardando rolhas de garrafas de vinho... que, aliás, já está cheio, pedindo outro maior.