SOMOS LIVRES OU ILUDIDOS?

Vivemos numa sociedade capitalista que prega: somos livres e podemos fazer as escolhas que queremos. Aquele que quiser acreditar dispõe-se para o ato.

Segundo o dicionário de língua portuguesa, “Liberdade é a faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher”. Sob o prisma filosófico, esse termo designa a ausência da submissão e o estado de autonomia e possibilita o humano ser independente.

Segundo o filósofo Jean Paul Sartre na obra “O Ser e o Nada”, “Estou condenado a ser livre”, ou seja, humanamente sempre terei que fazer escolha.

Nesse sentido, todos são tratados igualmente conforme seus estados de liberdade e suas escolhas?

Algumas argüições contradizem o estado de liberdade do brasileiro:

Quem escolheu retirar do salário do trabalhador, uma respectiva quantia financeira, a ser depositada no fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS)?

O trabalhador possui a faculdade de fazer escolhas, por que terceiros elaboram as leis e as executam?

Por que o voto é obrigatório em um país em que a democracia atribui aos cidadãos, o direito de escolha?

Quem tem o direito de escolher não ir às urnas?

Por que multas e justificativas?

Por que é obrigatório em um país democrático, o desconto tributário do trabalhador em relação à Previdência Social?

O cidadão é incompetente e incapaz de escolher previdência pública ou privada?

Liberdade é não ser guiado por outrem e não agir contra a vontade própria.

Afinal, somos livres ou condicionados pela mídia?

Alessandro Salgado
Enviado por Alessandro Salgado em 23/07/2011
Código do texto: T3113723