Nova York x Toronto

Nova York não é Toronto! Óbvio.

A começar que o que a terra canadense tem de árvores, a Big Apple exibe de mendigos. E vice-versa.

Se motoristas torontonianos dirigem temendo o pedestre mesmo com o sinal verde, em NY, não estar atrás do volante é como ser invisível.

Ou você se impõe no asfalto, pondo em cheque a própria pele, ou corre o risco de criar raízes na beira da calçada.

Não vi, em 3 dias, um carro sequer parar ou reduzir a velocidade por livre vontade, mesmo sendo do pedestre a preferência.

O comportamento no trânsito é semelhante no flerte. A ação prevenida, estudada e lenta, até mesmo formal, dos canadenses não tem vez com os discípulos do Tio Sam.

Os primeiros mostram interesse convidando para um “date” e rezam para merecer um beijo de despedida, em frente à casa da amada. Os segundos se fazem entender pegando. Beijam, depois perguntam “e aí, tudo bem?”. Ações em velocidades quase cariocas.

Registro de uma testemunha ocular, a relação de abordagens por hora em um barzinho deixaria um placar de 20 x 0.5, com os nova yorkinos colocando no chão os machos canadenses que vão para a noite em busca do coito.

Por fim, a diferença é a segurança. NYPD por todos os lados, enquanto em Toronto policial é uma figura rara. Também pudera. Canadá é a terra da boa vizinhança, portas destrancadas, casas sem muro. Já em Nova York, há avisos por todas as partes sobre terrorismo e pacotes suspeitos. Há sempre olhares que te perseguem e analisam seus pertences.

Um exemplo é assim: roubaram meu carrinho de roupas em uma loja antes mesmo de eu pagar a conta! Foi o furto do preguiçoso que não quis achar os itens pelos corredores.

Agora, diz aí, se não posso desgrudar o olho do que é meu até nessas horas, como é possível caminhar tranquila pelas ruas?