PARA ANABAILUNE –“NOS VENTOS DE DEUS”


(...)
Retornaremos um dia,
À nossa origem,
Pois somos todos pó,
Partículas do Infinito
Voando eternamente
Nos ventos de Deus
(Do pó ao pó / Anabailune)

 

“Nos ventos de Deus”... Retribuindo a sua gentileza, minha cara Anabailune vou, à minha maneira, contar para você, coisas que eu li de outros, que tratam sobre Deus. Mas antes vamos fazer  uma saudação a lá  grega, geralmente feita quando enchemos de forma lenta e cuidadosamente uma taça de vinho: PARA O DEUS DESCONHECIDO!

 A propósito desta saudação, conta  o escravo grego Enéias, que o seu filho Lucano (mais tarde S. Lucas) ao ouví-la indagou dele quem era esse Deus desconhecido, então ele explicou para o filho:  é um Deus que não possui os atributos do homem, nem vícios nem suas pequenas virtudes e que não deve ser entendido pelos homens, mas que Ele é poderoso, onisciente e onipresente, e ainda assim está impregnado em cada partícula de quanto existe, seja árvore, ou pedra, ou humanidade.

Conheça também o pensamento de Horácio a respeito de Deus e do homem diz ele:  Se um homem olhar com amorosa compaixão para seus semelhantes sofredores, e tomado de amargura indagar a Deus: Por que afliges meus irmãos?, então ele é, sem dúvida alguma olhado por Deus mais ternamente do que o homem que com Ele se congratula por ser misericordioso e o deixar florescer com infelicidade, tendo só palavras de adoração para oferecer. Porque o primeiro reza por amor e piedade, atributos divinos, tão próximo do coração de Deus, e o outro fala pelo egoísmo complacente, um atributo animalesco, que não se aproxima da luz envolvente do espírito de Deus.

Como você pode observar, o assunto Deus não me é indiferente ,desperta em mim o desejo de conhecer  a VERDADE    (estou  lendo “Médico de Homens e de Almas”, baseado na vida de São Lucas, da escritora Taylor Caldwell.


Terminando, deixo com você, duas maneiras interessantes do homem  enxergar Deus. Espero que goste.



 





Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 22/07/2011
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T3110821
Classificação de conteúdo: seguro