E POR FALAR NOS MEUS VINTE ANOS .....

 

 

   .....hoje quero fazer uma viagem rápida, não pretendo e nem posso demorar muito pois minha realidade, hoje em dia , é completamente diferente .

  Quero em pensamento estar com meus companheiros de farras nas matinês dos domingos à tarde e relembrar aquelas inesquecíveis e incomparáveis risadas na lanchonete ao lado da igreja, depois que assistíamos a missa das seis da tarde .

   Refaço aqueles mesmos passos alegres de ida e vinda na avenida em frente a igreja só para olhar de rabo de olho para as garotas faceiras que passavam também de um lado para o outro, não com a principal intenção de arrumar namorado , mas única e exclusivamente para desfilar com as amigas em suas blusas e sapatos novos .

   Quero me lembrar dos sanduíches de linguiça que devorava nas noites de sábado quando voltava da casa de um dos amigos de farra , depois dos bailinhos que tão carinhosamente chamávamos de horas dançantes.

    O interessante é que quase não dançávamos pois os rapazes ficavam de um lado da sala e as meninas do outro cochichando, rindo, quem sabe descobrindo a graça das primeiras piadinhas meio picantes .

    Quero também voltar ao meu time de futebol para disputar aquelas tão gostosas partidas nas manhãs de domingo. Lembro-me que algumas vezes preferia ficar boa parte do tempo só de um dos lados do campo na esperança de poder ver, ainda que de longe, aquela bela morena na casa que ficava bem próxima .

     Quero me lembrar das piadas inocentes , do quanto adorava comer pipoca doce e da luta que travava para esconder as teimosas espinhas no rosto. Quero me lembrar da primeira namorada que me fez mudar o corte do cabelo e daquela menina ruiva e com sardas que foi minha parceira numa animada festa junina .

    Enfim, ao voltar aos meus vinte anos, ainda que em pensamento, quero voar sobre as ruas da minha cidade tão amada, ouvir o gostoso sotaque mineiro e voltar até aquela padaria na esquina da casa que morei , só para ficar na dúvida sobre qual pão de queijo deveria comer.

     Quero voltar a ser aquele rapaz magricela que às vezes escondia os óculos e que era bem mais falante, um pouco mais alegre e que jamais poderia imaginar que um dia, num desses maios da vida, deixaria sua terra natal, sua amada Belo Horizonte para se aventurar num tal de Rio de Janeiro .

    Quero voltar a viajar de trem, não naqueles trens modernos , mas naqueles que eram rebocados por uma barulhenta Maria Fumaça . Que tempo bom !

    Hoje não tenho mais contato com os amigos de outrora. Já faz um bom tempo que não volto a minha terra e os pães de queijo que tenho provado até que são bons mas olha, aqueles dos meus vinte anos deixaram uma imensa saudade ! Eram infinitamente melhores !

    Não posso dizer que meus vinte anos foram os melhores da minha vida pois afinal de contas, com o passar do tempo me acostumei com novos lugares, conheci outras pessoas, o coração bateu mais forte em ocasiões diferentes mas, quando posso, pelo menos em pensamento retorno aos meus vinte anos.

    Hoje sou um senhor sério, pelo menos procuro ser. Naquela época falava mais alto, ria muito, aprendi a tocar violão e até cantei num coral . Não fui muito namorador mas, de vez em quando tenho boas e carinhosas lembranças das meninas (sempre bom lembrar que foram pouquíssimas) que estiveram comigo .

     O bom dos vinte anos é que você esquece que um dia pula para a casa dos trinta, depois para a dos quarenta e o tempo passa, passa e como no meu caso, já sessentão trago de volta as melhores lembranças da minha vida aqui na minha querida e mágica varanda, sentado bem do lado esquerdo, na dúvida se a lua, amiga querida, vem hoje ou não .....


                               *********





     .....acreditem ou não, o jovem aí da foto sou eu mesmo.....aos vinte anos.....simples assim.....bons tempos.....

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 21/07/2011
Reeditado em 24/04/2013
Código do texto: T3110123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.