Racismo

Esse tema pra mim está sempre recorrente. Sendo filha de pai negro e mãe branca de olhos verdes, poderia muito bem me denominar branca. Mas não o faço, porque como estudiosa de história, entendo que somos fruto de uma miscigenação. Só existe “puro”, branco, lá pelo sul e sudeste onde a imigração aconteceu fortemente com as guerras.

Mas voltando ao tema. Ontem à tarde fui visitar uma amiga. Nas conversas surge o assunto de uma determinada novela que está no ar que tem como protagonista um rapaz de cor negra e se envolve com uma bela mulher. E só pra ilustrar, eu sou casada com um negro. Ela foi categórica em dizer: “Aquilo é que é um negro feio! Feio de doer, e seguiu com seus argumentos. Eu ainda retruquei dizendo, eu não acho. Mas ela em nenhum momento se tocou sobre o meu marido que ela conhece.

Outra vizinha também fala em bom tom de uma criança negra, que pra mim é linda, graciosa cumprimenta as pessoas. Mas ela faz questão de repetir, que menino feio! E olhe que ela tem duas filhas casadas com homens negros e netos na mesma condição.

Então diante de tudo isso, fico a me perguntar, quando é que os brasileiros vão se conscientizar e aceitar que foram os negros que destituídos dos seus bens e reinos na Europa, foram obrigados a vir em navios horríveis sendo jogados ao mar aquele que era acometido de doença grave e também os que morressem. Foram eles que construíram o progresso do Brasil, no entanto a escravatura nos deixou este legado. Pois o tratamento dispensado aos negros se reproduz até hoje, é um absurdo não acham?

Maducar
Enviado por Maducar em 21/07/2011
Código do texto: T3108839