O passeio

Há quem diga que pequenos gestos podem fazer grandes milagres e tornarem momentos da vida completamente inesquecíveis. Uma palavra amiga, um gesto carinhoso, um simples passeio pela cidade acabam se transformando em terapia para qualquer ser que, porventura, possa estar aflito devido a problemas pessoais ou profissionais. Foi o que aconteceu naquela manhã.

O dia amanhecera ensolarado, com pequenas nuvens espalhadas pelo céu azul; um pouco frio, mas não na mesma intensidade de dias anteriores. A chuva resolvera cessar e dar uma trégua àquela pequena cidade e aos seus habitantes. Um convite bastante atrativo para explorar a natureza local e as suas belezas um tanto desconhecidas pelos moradores. O que era para ser apenas mais um dia de rotina e muito trabalho transformou-se em um belo passeio ao ar livre, passeio este que ficará marcado para sempre na lembrança de cada participante.

Como combinado todos os jovens se reuniram no espaço onde todos os dias se encontravam para o curso. Alguns bastante carregados de mochilas contendo alimentos, água, protetores; outros, sem nada levar para não cansarem ao longo do caminho. Porém, todos compartilhando de um mesmo sentimento, um misto de entusiasmo com a curiosidade de ver o que encontrariam pela frente.

Após a chegada de todos, inclusive dos professores responsáveis, saíram em grupo e em ordem ao destino tão esperado.

Durante o trajeto brincadeiras, fotos, informações sobre o que havia no caminho, gravações... Tudo era motivo para ser registrado, fosse por sua importância no campo do conhecimento, fosse simplesmente pela beleza estonteante que expunham.

Depois de alguns minutos de caminhada por terrenos ora planos, ora íngremes e perigosos, a chegada. A ansiedade agora dava lugar a mais bela forma de alegria que alguém pode demonstrar. A majestosa cachoeira ali estava, pronta para ser explorada e admirada.

Em cada olhar era possível observar o brilho de felicidade por estar naquele magnífico cenário natural; em cada rosto, um sorriso estampado provocado pelo fascínio e pelo contentamento de poder desfrutar daquilo que nos é ofertado de forma tão grandiosa e esplêndida.

Cada segundo vivido ali, ao ar livre, longe de tudo que pudesse ser um tormento e diante daquela paisagem até então escondida pôde ser aproveitado da maneira mais simples e gostosa que pudesse existir.

Houve quem preferisse ficar quietinho, em um lugar à sombra, apenas apreciando o momento e o entusiasmo dos colegas; quem chegasse somente até a margem para molhar os pés e provar o quanto é gostoso a sensação provocada pela água fria misturada à terra molhada; quem preferisse evitar, mesmo com dificuldade, as guerras de água para não molhar os cabelos e assim não estragar o efeito de horas em um salão de beleza. Houve quem se esbaldasse à vontade dentro da água e embaixo da queda da cachoeira e ainda quem decidisse ficar apenas registrando em sua câmera cada instante, cada detalhe daquele ambiente, cada ação praticada de forma espontânea e alegre por quem ali estava; quem fizesse poses para fotos e quem ficasse um tanto tímido evitando ser fotografado.

Houve e com certeza haverá para sempre, guardada dentro de cada professor, de cada jovem, a lembrança daquele dia tão incrível e inesquecível; um dia para se destacar e ser recordado em meio a tantos outros cheios de dificuldades e problemas. Um dia para ser marcado não como um dia qualquer, mas sim como O dia perfeito.

Anny Silva
Enviado por Anny Silva em 20/07/2011
Código do texto: T3107347
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.