Brasil, 500 anos de história

É, estou completando mais um ano. Muitos dizem que não irei longe, a maioria enfim, crê que ainda serei uma grande nação. Não sei não!

Há alguns séculos até poderia ser, pois me tratavam com mais amor, me respeitavam, me tratavam com mais carinho.

Aqueles que sobre mim andavam, pediam-me licença. Quando cortavam algumas de minhas árvores, pediam-me desculpas. Quando matavam algum animal para comerem pediam-me perdão e oravam pela alma do animal morto. Quando colhiam frutos, diziam-me obrigado e que eram para seu sustento, sua sobrevivência.

Mas há 500 anos, alguns homens invadiram meu chão, destruíram minhas árvores, mataram e escravizaram meus amigos, que para eles, foram chamados de índios. Isto aconteceu em 22 de Abril de 1500. Fui escravizado, fui colônia de um país chamado Portugal. Foram-me arrancados de minhas entranhas, meus minerais, meu ouro, minha prata. Fui dilacerado, destroçado. Fui dividido em 12 partes iguais e entregue a pessoas que não tinham direito nenhum sobre mim.

Anos mais tarde, fui disputado por pessoas que em meu solo nasceram e por aqueles que de mim exploravam.

Com muito esforço, fui liberto das garras dos colonizadores, isto foi em 07 de Setembro de 1822.

Deste dia em diante, fui trabalhado, cultivado, amado.

Hoje, todos reconhecem que ainda sou um país jovem, novo e tenho muito ainda o que produzir.

Sou bonito, minhas árvores purificam o ar, dão sustento, moradia. Minha plantas curam, meu chão dá comida.

Espero que retribuam-me com mais dignidade o que faço, fiz e sempre farei por vocês.

Sou eu quem falo! Eu que já estava aqui quando os portugueses chegaram e estarei quando toda a tua descendência surgir.

Sou eu, a Nova Terra, a Terra de Vera Cruz, o Brasil!!!

Gisele Mitterhofer

Gisele Mitterhofer
Enviado por Gisele Mitterhofer em 19/07/2011
Reeditado em 08/01/2014
Código do texto: T3106096
Classificação de conteúdo: seguro