VOCÊ É MELHOR DO QUE OS OUTROS?
Pode parecer estranha a pergunta,ainda mais colocada assim,de forma tão direta.Mas,aqui entre nós:quantos sapos você engole,quantas pontas você segura,quantas situações insuportáveis você suporta apenas apoiando-se nesse solitário consolo,a íntima convicção de que no fundo você compreende,os outros é que não entendem as engrenagens que movem o mundo.Não são tão bons como voce.
Eu mesmo me flagro muitas vezes mastigando o último grande sapo,pensando,de punhos fechados e lágrimas nos olhos:perdoai-lhes pai,eles não sabem o que fazem.
Muitas vezes ,em situações onde a gratificação é parca(emprego público,estágio,outras formas de exploração) aceitamos como pagamento aquele elogio,aquele afago em nosso combalido ego,que por minutos aquece aquela crença moribunda:os outros ganham melhor do que eu,os outros têm um carro mais bacana que o meu,ou um cargo melhor,uma mulher mais bonita um corpo mais sarado,ma s só porque o mundo injusto não reconhece essa verdade tão evidente como o juízo final:na verdade,eu que deveria terr essa remuneração,essa mulher,esse corpo,esse cargo,porque eu é que sou melhor.Eu mereço,e se não tá rolando é porque a política da empresa é assim,porque o diabo não deixa,porque tive pais ausentes,porque vivemos um momento de extremo individualismo.
O grande problema com esse consolo solitário é que enquanto me lambuzo de felicidade com ele,eu aceito continuar engolindo o sapo,sendo explorado,aguentando injustiça,ficando com pressão alta,gordo e ranzinza.Aguardo o reconhecimento de minha importância,minha competência,minhas potencialidades,para quando Jesus voltar e separar o joio do trigo,pra quando o gerente mudar,pra quando meu partido ganhar.Minha volta por cima triunfal,a ascenção ao solar das verdades eternas da constatação de que eu sou o melhor,está sempre como o fim do carnê das casas Bahia,no futuro.
A cada vez que você olhar o mundo a sua volta,e com um sorriso complacente saborear a convicção:"eu sou melhor....",pergunte-se também:quem está ganhando ,e oque você não está ganhando em troca desse afagozinho mixo na cabecinha de seu ego,estirado no chão com a barriga pra cima.