Os bons costumes

As atitudes de Jesus tinham tanto valor quanto suas palavras. Na verdade, seus atos ratificavam seus discursos de modo que, unicamente Ele, pudesse aliar e alinhar teoria e prática.

Um dos mais belos ensinos é registrado pelo Evangelho de João. Diz-nos o capítulo 13 que Jesus, sabendo que sua hora era chegada, amou-os (os discípulos) até o fim. Na cena, Jesus retira sua vestimenta de cima, cinge-se com uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos. Jesus já havia os ensinado a respeito da humildade (Mt 18:1-5; 20: 25-27) e estava agora fazendo a parte prática da aula dada. Sem esse estágio, o curso não estaria completo.

Acredito que Pedro lembrou-se dessa lição quando Cornélio prostrou-se diante dele atribuindo-lhe adoração. O texto diz que Pedro levantou-o, dizendo: “Ergue-te, pois eu também sou homem”, ou seja, “não sou especial”.

Sei que, com o passar do tempo, a Igreja, de modo geral, abriu mão de manter o cerimonial do lava-pés. Pelo que me consta, somente algumas igrejas tradicionais – Adventista e Restauração – ainda mantém a prática.

A explicação para seu desuso é bastante plausível: é uma questão cultural dos povos do oriente. Contudo, há nesse ritual um forte princípio a ser consolidado na Igreja: a submissão cíclica. Trata-se do entendimento pleno do que Paulo ensina: “cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3b). Também a questão da comunhão é fortalecida, lançando por terra qualquer retenção de perdão ou espírito faccioso.

Mesmo a Igreja Romana mantém o costume, praticando-o somente por ocasião da Páscoa, quando o Papa lava os pés de algumas pessoas “comuns”.

Minha intenção não é fomentar o retorno aos rudimentos da Igreja Primitiva, mas, refletir sobre hábitos saudáveis, dos quais abrimos mão em nome de uma contemporização duvidosa e desarraigada de bons costumes. Paulo lembra que o costume fazia parte dos requisitos de um bom cristão. I Tm 5:10. Parece-nos que essa tal pós-modernidade está cada vez mais desprovida de valores cristãos e o rompimento com esses valores tem trazido estorvo à comunidade dos fiéis.

God bless you. Jehová te bendiga. Que Dieu vous bénisse. Dio vi benedica.

Davi Tardim
Enviado por Davi Tardim em 19/07/2011
Código do texto: T3105012