Duas Almas a Mais (ou a Menos)


A advogada saiu logo cedo de sua pequena saleta no limbo. Dirigiu-se às Portas do Céu para dois novos julgamentos. Ainda precisava salvar cem almas para tentar se redimir de seus próprios pecados e decidiu se esforçar mais para impressionar Nossa Senhora. Mas aquela manhã a causídica chegou mais cedo. Precisava conversar com o Anjo Gabriel sobre um dos processos. Só podia ser um equívoco ter vindo parar em suas mãos o dossiê de Nequan Malitiosi. A causídica leu as páginas horrorizada. Com nove anos Nequan matou o gatinho de estimação de sua irmã.  Aos dezoito foi preso por homicídio. O crime chocou a opinião pública. O jovem Malitiosi havia raptado e mantido em cativeiro uma garota de catorze anos. Depois de uma série de estupros e torturas, enforcou-a com as próprias mãos. Aos vinte e oito foi preso e condenado à câmera de gás no Estado do Arizona, por uma dúzia de crimes hediondos. Nos últimos dois anos de sua vida participou ativamente de um projeto psicológico desenvolvido pela Assistência Social do Governo. Pôde refletir sobre todos os seus crimes, e antes da execução, declarou-se arrependido.  O Anjo Gabriel chegou para atendê-la: – Diga advogada.   - A causídica foi direto ao ponto: - Anjinho, hoje tenho dois julgamentos. Mas um deles.... Ah anjinho, deve ter algum problema aqui. Esse cara já devia ter descido direto para os porões. Trata-se de Nequan Malitiosi. - O anjo contraiu o cenho. – Tem razão advogada, esse caso não está para julgamento. Nequan já está no Céu. – Ela teria desmaiado, já não estivesse mortinha da Silva. – Ô advogada, não entende mesmo nada das regras não é! O sujeito se arrependeu de todos os pecados minha querida.  – Ela ficou lívida e abriu a boca pra protestar, mas Gabriel emendou. – E me devolva também o processo de Angelus Quaedam, também não há julgamento para ele. – Os ânimos da advogada se amenizaram. – Ah logo vi que Angelus não precisava de julgamento. Me emocionei com esse senhor. Que exemplo de vida. Desde pequeno já ajudava em asilos, que menino! Fundou aquela instituição de Caridade Anjos de Deus. Quantos garotos salvou das ruas e do crime. E ele pensou mesmo em tudo né anjinho. Mesmo agonizante em seu leito de morte, só colocou um fim no sofrimento de anos quando sua família já estava pronta para suportar a partida. Nossa, o jeito que ele aguentou a amputação das duas pernas depois da gangrena por ficar tanto tempo deitado... e não pediu ajuda de ninguém.... meu Deus, cortou a própria língua com os dentes e sangrou até a morte... Anjinho, eu não sei se eu aguentaria tanto tempo e .... – Chega!  - Interrompeu Gabriel. -  Você fala de mais advogada. Puxa, será que você não aprende! Esse cara cometeu suicídio minha filha. Não tem julgamento não, já foi despachado pro inferno. Ah, não entendo a Nossa Senhora em te manter aqui viu. Um caso perdido mesmo.  -  E tirando os dois processos das mãos da causídica, o Anjo virou nos calcanhares e atravessou os portões. A advogada voltou para sua salinha. Ainda tinha cem almas pra salvar.

(Pode ser lido separadamente, mas é a continuação das Crônicas O JULGAMENTO e BASTIDORES DO JULGAMENTO DE DONA JÚLIA)