INTERNET. MEMÓRIA.

“Acho que, ao usar tanto meu computador para navegar na rede, acabei treinando meu cérebro para se distrair, mudar o foco, dividir a atenção rapidamente. Para ler um livro tenho de combater esse novo instinto.”

Nicholas Carr, escritor de não ficção, que constatou que o computador o “estava idiotizando”, palavras suas.

Esse posicionamento encontra outra verdade shakesperiana na

máxima “o hábito é uma segunda natureza”, o que se ratifica na pesquisa recente da psicóloga Betsy Sparrow da Universidade de Columbia, que demonstra com absoluta precisão, e tranquila equação da obviedade, que se você tem a memória do “google” ao seu serviço a qualquer instante, não precisa armazenar conhecimento, imformação, ou seja, massificado fica.

Os livros que sedimentam conhecimento por armazenarem memória fundada, profundada e fundamental, ficam a esperar nas estantes.

Nosso cérebro restou como computador obsoleto. Está se adaptando com velocidade à informática. Com a memória processada por cem milhões de neurônios, preferimos guardar na memória onde estão na rede as informações que precisamos a qualquer momento.

A plasticidade do cérebro mudou, a informação está armazenada em outro local.O cérebro humano fica preguiçoso.

Mas a criatividade que se escora na informação qualificada perde campo…..

É superficial o conhecimento, não se estabelece como arcabouço de valor criativo.

Sabendo que as informações estão ao alcance do teclado, ninguém dessa nova escola pega em livros. O próprio escritor citado se deu conta de que estava refém.

Mudou seus hábitos, cancelou a conta do Twitter e do Facebook.

É o perigo que se instala para os que não estão formados, e mesmo para os que estão já na maturidade intelectual.

É uma das problemáticas da máquina que movimenta o mundo, traz grandes saltos de melhora para profissionais, mas mazelas de toda sorte,sem freios, o que desmerece a poderosa ferramenta, lamentavelmente.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/07/2011
Reeditado em 17/07/2011
Código do texto: T3101458
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.