Criatividade é tudo...

Havia uma criança de 6 anos na sala de aula, não interagia, não fazia nada e sempre calada.

Ela só se interessava em aula de artes...

Um dia a professora observou que ela desenhava concentrada.

E perguntou: O que vc esta desenhando?

Prontamente a garotinha respondeu: Estou desenhando um retrato de Deus!

A professora retruca: Mas ninguém conhece o rosto de Deus!!!

E a garotinha concentrada, responde: Um minuto, que já já todos vão conhecer!

________________________________________________

Pautada na historinha acima citada, retirada de um vídeo sobre educação, é que venho analisar a questão Educação x Criatividade.

A educação nos moldes conhecidos hoje é recente. Antes do século 19, a educação pautava-se muito na criatividade e habilidade do sujeito. O que vemos hoje, ate por conta da industrialização, é uma educação voltada a atender o mercado. Ha algumas décadas, ter bacharelado, magistério ou equivalente já era suficiente para estar empregada. Porem, hoje nada satisfaz o mercado, há que se atualizar, estudar mais e mais, colecionar diplomas. O mercado aquecido inflaciona a educação...

Quem tinha bacharelado, hoje precisa de mestrado para exercer a mesma função, o mestre precisa ser doutor, o doutor precisa ser PhD e por aí vai...

O sistema educacional dá muito valor à línguas e matemática, seguido de humanos e por ultimo de artes. E por quê? A hierarquia disciplinar é mundial, não ha sequer uma escolar que a inverta. A coreógrafa do espetáculo "The cats", mundialmente conhecido, foi uma dessas crianças que dava trabalha os professores. Na década de 30, a escola solicitou que a mãe a levasse ao medico para verificar porque ela tinha dificuldades em aprender, ja que o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ainda não constava na prateleira de doenças, e a escola supunha algum retardo mental. No consultório o medico conversou com a mãe por longos 20 minutos, deixando a menina, com 8 anos na época, sentada numa cadeira no canto. Apos a conversa, disseram que se retirariam da sala para conversa particular, deixando a garota sozinha. Escondidos a observaram, e ela rapidamente ligou um radio que tinha na mesa e começou a bailar. Prontamente o medico disse: ela não tem retardo, ela é dançarina!!! E assim, a menina foi matriculada numa escola de dança, e passou a interagir com iguais, pessoas que precisam de movimento pra pensar! Tornou-se coreografa de umas das maiores companhias de balé do mundo, ficou milionária e mostrou ao mundo que bastava que observassem que existem pessoas diferentes. Algumas crianças têm habilidade para coisas que nem imaginamos, porque nos preocupamos em educá-las como se elas só tivessem cérebro. Ha um corpo que necessita de algo. Não diga a seu filho: você vai morrer de fome se fizer isso... isso não dá dinheiro... e similares! Às vezes, se não na maioria delas, a satisfação pessoal vai muito alem de dinheiro, de estar inserido no mercado, de atender a expectativa do mundo. Eu gosto de desenho, de pintura, tive vontade de fazer educação artística... pode?! Pode!!! Mas o mundo, a família, a necessidade financeira nos leva a caminhos opostos. Mas o sonho não morre e um dia eu farei algo relacionado a desenho e pinturas... e já não terei a preocupação se vai me dar dinheiro ou não, mas pela simples satisfação de se fazer o que se gosta! E se der tempo ainda faço um curso de marcenaria!

Não tolha a criatividade de ninguém, aprenda a elogiar... ainda que vc acredite ser algo desnecessário e tolo, aprenda a respeitar o gosto alheio, a paixão que move cada um...

Minha mãe (Yara França, recantista) gosta de plantas, minha irmã de cachorro, meu irmão de carro, meu pai de aviões, minha outra irmã de viagens...

Excetuando as viagens, nada me interessa, mas cada um tem sua paixão...

E quando estamos apaixonadas, somos criativos...

Assim é a educação, que aliada à habilidade e inteligência torna-se prazerosa.

Sejamos criativos e permitamos que os outros sejam...

Podemos perder tudo na vida... só não se perde aquilo que se aprende!

Obs.: Texto baseado em vídeo sobre educação recebido por email de meu tio Henrique Mariano, professor universitário.