DESRESPEITO. ARROGÂNCIA DA INCULTURA.

Ninguém com mínimo esclarecimento pode discordar de que seja a internet, (falo de SITES) local de entretenimento onde mesmo amizades surgem. Indiscutível, também, ser um espaço de trocas de conhecimentos, e um enorme “parque” de lazer.

Para tudo isso o respeito deve ser baliza máxima, por onde se sepultem o desrespeito, a ofensa, a pretensão do monopólio da verdade e a arrogância da incultura.

Não se aceita a arremetida que pretende estar acima da razoabilidade, imputando e assacando de forma graciosa adjetivações indevidas e extemporâneas. Ninguém tem o condão de atirar setas ofensivas, pessoais, para quem não conhece. Os ligames se fazem com a interlocução. O respeito é devido, ao menos, a quem não se conhece.

Tenho artigo que explica a ofensa, seu veículo e como defender-se do ofensor. O processo, adjetivo, e as suas espécies, substantivas. Está sob o título “DELITO CONTRA A HONRA”, em uma das minhas primeiras páginas de "mais lidos", é informativo, ilustrativo e conveniente. É bom conhecê-lo. Está a internet sob a guarda da lei. Dela não escapa.

Temos limites de absorção em ofensas. Estou aqui para me distrair e servir como tenho servido e fico satisfeito por tanto. Não estamos diante de juízes ou tribunais em nossas opiniões. Mesmo que as decisões judiciais estejam abrigadas na imposição, nominadas de coerção, elemento principal do direito que veste a sentença obrigatória, estas estão sujeitas às revisões mediante recursos.

Mesmo quem "manda", pois expede um mandado, está sujeito à lei quando decide, DÁ OPINIÃO,e deve fazê-lo com respeito, imagine-se uma pessoa qualquer, desconhecida, publicamente, pois trata-se de espaço público, assacar para quem não conhece, adjetivos indevidos.

Mas da mesma forma que absorvemos e entendemos desimportantes certas arremetidas, os ofensores podem ser supreendidos com pedido de retratação judicial. É bom respeitar para ser respeitado, e honra não é brinquedo para desavisados, podem ficar sujeitos a uma sanção, mesmo que seja uma pena comunitária, uma grande “dor de cabeça”.

É preciso entender que a humildade em contraditar respeitosamente leva ao entendimento, e a ofensa ao enfrentamento, e por vezes aos tribunais a quem dá importância ao que é desimportante. Mas existem limites…..Ter humildade já é um sinal de inteligência, um de seus traços, o ignaro é soberbo e pretensioso.

É preciso entender que a falta de humildade só define insciência, e a perda de serenidade falta de razão e arrogância da incultura.

Os comentários que possa receber nesse sentido, desviados do desejável, reduzo à deseducação com que se vestem, não visto essa roupagem, NEM MESMO O DIREITO DE RETORSÃO PERMITIDO EM LEI ACIONO, poderia fazê-lo neste espaço, mas é preciso estar vigilante, nem tudo é absorvido.

Os tribunais começam a ser frequentados por essas questões, RELATIVAS À HONRA ATACADA NA INTERNET, injÚria, difamação e calúnia, e nada melhor, além do sentido penal do delito, do que meter a mão no bolso para pagar o dano moral.É preciso fazer escola, e quem sabe um dia comece a ensinar isso a alguns....para mim é fácil, prático, rápido e barato, e vai ser didático. Nada melhor do que ensinar.....mesmo aos que não têm condições de aprender.

Pela contradição saudável fiz numerosos amigos na internet, convívios que me honram, embora seja vasto meu campo de amizades pessoais, eruditas e de apuradas formações.

É preciso compreender, se for possível, que nada mais que o respeito leva às grandes construções do mundo, e se ele, o respeito, fosse exercitado por todos, não viveríamos os grandes desvios que vivemos em todas as áreas.

É PRECISO RESPEITAR, E TER HUMILDADE, ESTE JÁ É UM PEQUENO SINAL DE INTELIGÊNCIA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 15/07/2011
Reeditado em 17/07/2011
Código do texto: T3096709
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.