CRIANÇA FELIZ (?)

Cresci ouvindo dizer que "a criança é o futuro do Brasil". Interessante como esta frase introjetou em mim. Tive uma infância feliz, permeada pelo amor e pelo respeito. Tive oportunidades e soube aproveitá-las. Lembro-me, na época com onze anos, terminei o antigo curso primário e na minha cidade natal não havia continuidade. Meus pais, com muito sacrifício, me colocaram num internato de freiras, onde cursei o ginasial. Após, vim para Santa Maria. Louvo a atitude de meus pais que não mediram esforços para que eu concretizasse meu desejo: estudar.

O tempo passou e eu, que era o "futuro do Brasil", olho, hoje, as crianças que são o futuro do nosso País. E me vem uma angústia no peito. Primeiro por pressentir esse futuro tão incerto. E segundo, pela maneira que estão sendo tratadas nossas crianças no presente. Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que vemos hoje? Crianças sofridas, sem infância, maltratadas. Crianças esmolando, trabalhando, fora da escola. Servindo de "saco de pancadas" para pais alcoólatras, drogados e maus. Sofrendo toda a sorte de abusos. Crianças sem esperança, tornando-se adultas antes do tempo. Estupradas.

Como será o futuro do Brasil? eu me pergunto. Como estará a sociedade daqui a algumas décadas? O que estamos fazendo para entregar um mundo ainda "inteiro" para aquelas que são o futuro? Que tipo de pessoas estamos formando? Que exemplos estamos dando? As perguntas se estenderiam por quilômetros de papel, se eu fosse continuar...

Dói. Dá uma tristeza no coração. Uma angústia na alma. E me vem à lembrança trechos de uma música, da minha infância, que diz:

"Criança feliz

Que vive a cantar

Alegre a embalar

Seu sonho infantil

Oh! Meu bom Jesus

Que a todos conduz

Olhai as crianças

Do nosso Brasil."

Giustina
Enviado por Giustina em 14/07/2011
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T3095868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.