LEMBRANÇAS DE MINHAS ANDANÇAS

Moro em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, mas não é hoje que vou falar desta cidade onde nasci e me criei. No momento me interessa dizer que morei por dezenove anos no Rio de Janeiro. Morar tão longo tempo naquela grande cidade foi o que realmente marcou minha vida. Mas às vezes eu ficava meio chateado e dava alguma escapada para alguma outra cidade. Estive em Petrópolis umas três vezes. Viajei para São Paulo, conheci Campinas e Limeira. Mas gostei mesmo foi de conhecer várias cidades do litoral fluminense: São Pedro da Aldeia, Araruama, Cabo Frio, Búzios. Atravessar a Ponte Rio-Niterói de ônibus me dava um prazer enorme. Em Cabo Frio estive por mais de três meses, eu gostava da Praia do Peró. Ali por perto há um rochedo onde eu fiquei acampado um bom tempo. Que loucura. Depois fui conhecer Macaé. Eu era meio hippie e meio louco, fui andando a pé pelas praias na direção norte. Eu caminhando sozinho numa praia deserta. Não tinha ninguém, mas de repente deparei-me com um bando de corvos na areia. Não quis ir adiante e voltei. Anos depois, no Rio, contei isso a um macaense. Ele não acreditou, disse que em Macaé não há corvo nenhum. Tudo bem, vai ver que eram pombas, que de tanto pegar aquele sol ficaram pretas. Passado mais um tempo fui para Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais. Cheguei num domingo cedo, tremendo de frio; não imaginava que lá fosse tão frio como aqui no Sul. Mas não fui para garimpar ouro, e sim para visitar uma amiga que estudava Geologia na Universidade Federal. Ouro Preto é uma cidade estranha, de topologia nada plana. Ouvi dizer que de vez em quando ainda se acha ouro por lá. Mas é pouca coisa, mal dá para tapar o buraquinho do dente. Realmente, não vi ouro nenhum, mas a minha amiga tinha os cabelos dourados e os olhos lindos que pareciam dois diamantes. Saudades daqueles tempos.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 14/07/2011
Reeditado em 14/07/2011
Código do texto: T3095541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.