CARTA ABERTA AO SECRTÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO SR Klinger Barbosa Alves.
Sr Secretário de Educação depois de eu fazer muitas piadas e brincadeiras sobre o bônus desempenho que o senhor anunciou com tanta pompa na mídia local, como sendo um prêmio para os professores, e que este visa melhorar a qualidade da educação no nosso tão amado estado, gostaria de lhe falar umas coisas bem sérias. Vamos então:
Sr secretário, se o bônus é por merecimento, então nós professores de Português e Matemática, que estamos diretamente envolvidos nas avaliações, somos menos merecedores que nossos diretores e chefes de SRE's que receberão 200% do valor do bônus?
Sr secretário, então a professora que deu à luz a um bebê e tirou licença maternidade, que é direito da criança garantido por lei, é menos merecedora que o almoxarife da sua secretaria?
Sr secretário, se somos avaliados pelo nosso trabalho com os alunos, eu devo te dizer que o sr nunca assistiu a uma aula minha, nem a minha diretora, e o pior, nem as pedagogas da minha escola sr secretário, já se deram ao luxo de me ver lecionando. Então sr Klinger, estou me sentindo roubada com o presente que estou recebendo.
E só mais uma coisinha, na minha escola há uma avaliação sobre meu trabalho, sr secretário, e esta feita pelos meus alunos, e eu me sentiria honrada de receber o valor mínimo do bônus se a citada avaliação tivesse sido considerada na hora do cálculo dos meus merecimentos.
Atenciosamente,
Uma professora.