Seres lunáticos no mundo virtual

Não concordo quando escuto alguns “bam-bam-bans” do pedaço defenderem a veemente idéia que o computador afastou o convívio entre as pessoas. Acho justamente o contrário. Ele oportunizou tantos encontros, tantas amizades, tantos reencontros, e inúmeras reconciliações. Talvez porque escrever seja muito mais fácil do que falar. E protegidos pela tela de um micro, criamos força para nos declarar, nos desculpar, nos colocar, nos impor! Há algo mais surreal do que nos comunicarmos com uma pessoa, virtualmente? Virtualmente camuflamos nossos mais íntimos desejos, controlamos nossos mais indiscretos impulsos, sorrimos ou gargalhamos discretamente. No meu ponto de vista, esse jogo interpessoal é simplesmente incrível.

Porém, como toda regra tem a sua exceção e se empanturrar de doce provoca indigestão, concordo que tudo que é demais não é muito bom não! Também defendo a ideia que orkut, msn, facebook, twitter viciam. Uhhh, e como viciam! Se a gente não tomar cuidado, acaba dormindo com o msn ligado, aderindo a comida congelada, se habituando a deixar a TV sempre desligada, começa achar normal ver o filho sempre calado, o marido pra lá de amuado e a casa deixada de lado. Navegar é ótimo, mas pra se afundar não precisa muito. No meu caso, consegui largar o vício a tempo de salvar o meu casamento. Quando resolvi tirar os olhos do teclado, o maridão já estava escapando, em offline, pelo bote salva-vidas... e com razão! Voar e navegar é permitido, desde que nossos pés continuem fincados no chão. Eu, pelo menos, aprendi a lição!

Outro fator extremamente interessante nesse mundo virtual é a falta de noção que certas pessoas começam a apresentar. É certo que e-mail não tem sentimento e sempre corremos o risco de sermos mal interpretados em nossas colocações, mesmo intercalando entre elas os sinais “mim amigo”, que são tantos: “kkk, rsrsr, huahuh, hehe” ou mesmo as simpáticas caretinhas =) ;) :/ ._. que nem sempre garantem assertivas interpretações.

Por isso, leio e releio mil vezes um e-mail antes de enviá-lo a alguém, e se mesmo assim ficar na dúvida, não hesito em substituí-lo por um telefonema. Às vezes as pessoas, por algum motivo, estão tão vulneráveis que necessitam sentir o tom da nossa voz, ao invés de interpretar a nossa intenção em escrevê-las.

Uma vez aconteceu-me um fato, mais ou menos, parecido com esse. Tenho o costume de trocar diariamente a frase do meu orkut, sempre aliando-a a algum fato corriqueiro, ou a um sentimento momentâneo. E naquele dia, não foi diferente. Conversando com um amigo, no meio da tarde, escuto-o desabafar, entre choramingos, que já há algum tempo, só encontra pedras em seu caminho. Eu, tentando amenizar aquele sentimento pessimista, declamei o conhecido ditado : “Antes uma pedra no caminho que duas nos rins, não é?”. Diante das inusitadas e confortantes palavras, ele caiu na risada. Quando se refez das gargalhadas pediu para que eu, em sua homenagem, colocasse essa frase no orkut. E foi o que fiz. Na brincadeira! Não é que uma pessoa que estava adicionada entre os meus mais de 900 amigos, botou na sua cabecinha que a frase digitada era para ela, que naquele momento passava por uma fase complicada, justamente tentando expelir algumas pedras do rim? Meus Deus, como alguém pode se sentir assim, o centro do universo digital? E que tipo de pessoa seria eu? Uma adivinha? Uma discípula da Mãe Dinah? Uma sobrinha de segundo grau do guru Walter Mercado? Quem sabe uma parente distante do polvo Pool? Aaai, ai, aiii...

Fiquei pensando, cá com meus botões... tenho 987 pessoas no meu orkut. Se caso eu colocar uma frase do tipo “Não deu valor, perdeu!” e uma dessas 987 pessoas estiver, por coincidência, separando da esposa, ou brigando com a noiva, eu é que serei acusada de debochar da desgraça alheia, sem ter a mínima idéia dos problemas pessoais de cada um?

E se uma dessas minhas amigas, justamente no dia que eu colocar a frase “Cada um tem o que merece”, perder o emprego? Ahhh, foi culpa minha? É cada “mané” que me aparece nesse mundo digital! Quando eu falo que tem gente que se sente o último biscoitinho do pacote, tem gente que acha graça! E existe outra explicação para uma pessoinha dessas achar que dentre todas as coisas importantes que eu tenho que fazer, estarei optando por perder o meu tempo para procurar ditados intencionais que debochem de um problema de saúde, que eu nem lembrava que essa criatura tinha? Putz, sabe que eu fico tão preocupada com pessoas assim que chego a dormir na pia, como penitência.

Só rindo mesmo... rindo e deletando esses vírus não só do meu orkut, mas do meu convívio! Mas antes disso, eu insisto em deixar um pequenino conselho para esses seres lunáticos, que rondam , desorientados o nosso espaço: Oooo meu benhê, vê se relaxa! Relaxa senão a pedra não sai, a cabeça não cresce e a vida só anda pra trás! Relaxa e pare de procurar problemas onde eles ainda nem sonham em aparecer. Relaxa senão sua infertilizada cabecinha jamais irá amadurecer. Deixa esse papo de criação de lado, todos nós sabemos o quanto você já roubou a cena nessa história. Não sejamos hipócritas, tente, uma vez na vida, fazer o papel da lenha e esquecer o machado. Relaxa mulher... vá caçar rã, criar sapinhos ou até mesmo pescar... quem sabe você, pegando numa boa vara, poderá, enfim, relaxar e gozar!!!