Vergonha de ser torcedor brasileiro

Vergonha de ser torcedor brasileiro
Jorge Linhaça

Ser torcedor no Brasil varonil é um ato de contrição , uma religião para muitos adeptos desta ou daquela agremiação.
Mas confesso que sinto vergonha dessa podridão em que o nosso futebol se tornou na era Ricardo Teixeira/Globo.
Sei que a maioria dos torcedores assiste aos jogos movido apenas pela paixão, sem prestar atenção em detalhes óbvios da manipulação de resultados em favor de determinados times e contra outros que não apoiam ricardo teixeira.

Nesta última rodada do brasileiro isso ficou bastante claro em vários momentos. O gol do Atletico Goianiense contra o Corinthians que só o trio de arbitragem e a globo não viram ( nenhuma novidade a Globo não ver algo contra os interesses de Ricardo Teixeira ou de seus apadrinhados, afinal , escândalos do Teixeira , hoje investigados em outros países e por outras emissoras são abafados pela Globo que, coincidentemente ( ?) é sempre favorecida pela CBF com os direitos de transmissão mesmo que sua proposta seja menos vantajosa para os clubes de futebol, pressionados por Teixeira a fazer a sua vontade sob pena de sofrerem nas mãos da CBF )...O penalti a favor do São Paulo que só a arbitragem não viu e a agressão a Souza do Fluminense , que só só o árbitro a um metro do lance não viu.

A podridão do futebol é tão grande que se espalha por todos os caminhos do esporte. Vejamos algumas "coincidências" nos últimos anos...

Nas eleições para o Clube dos 13, o Corinthians de André Sanches, votou no candidato de Ricardo Teixeira, assim como o Flamengo...
Já São Paulo e Fluminense votaram contra.

André Sanches, sabe-se lá o porquê, ( na verdade o porquê fica bem claro ) foi chefe da delegação do Brasil na última Copa do Mundo...resultado, além do Brasil ser eliminado no ano do cemtenada do Corinthians a FIFA ( Federação Internacional dos Fascinoras Associados) começou a achar dezenas de problemas no Morumbi a fim de favorecer as ciscunstâncias para a construção do estádio da "fiel" em Itaquera, contando com milhões e milhões de dinheiro público em uma obra que nem iniciou as fundações, em um terreno doado a anos em troca de contrapartidas jamais efetuadas pelo clube alvi-negro.

O mais engraçado é que tanto a Prefeitura quanto o Estado, faziam questão de dizer que não investiriam dinheiro público no Morumbi...já agora, como se trata de uma nova construção, que vai ser erguida a toque de caixa e com superfaturamentos sem licitação, como sempre ocorre com obras emergenciais ( e todas são programadas para serem emergenciais exatamente por isso ) estão dispostos a bancar isenções de centenas de milhões de reais e passar por cima de leis ambientais para cada um levar a sua porcentagem nessa brincadeira.

Ricardo Teixeira já deu a entender que a Globo e o Jornal Nacional ( o pincelador ) jamais irão denunciar seus desmandos já que a emissora tem, claramente , rabo preso com Teixeira e a tal CBF que até hoje não sei para que serve além de enriquecer a familia Havelange e agregados...

Assim como a FIFA, a CBF usa de uma política escravista e rancorosa para com os clubes de futebol que não lhes dão 100% de apoio. Ricardo Teixeira é a prova mais cabal dessa realidade, paranoico e rancoroso não hesita em perseguir direta ou indiretamente aqueles que o afrontam ou discordam de suas imposições megalomaníacas.

É uma pena que a grande maioria dos dirigentes de clubes por este Brasil afora não sejam homens suficientes para dar um basta na CBF...preferem vender a sua honra por algum tipo de auxilio.
É uma pena que mesmo grandes clubes se prestem a esse papel ridículo em troca de títulos conquistados nos bastidores.

É uma pena que a grande massa dos torcedores e mesmo comentaristas esportivos, finja que não vê os absurdos cometidos, os resultados manipulados , as infrações idênticas dadas a favor de uma equipe e não da outra, a expulsão de jogadores em momentos decisivos por faltas identicas a de jogadores do outro clube que não são expulsos...

A convocação de jogadores de grande importância para uma equipe para a seleção , para ficarem lá passeando ou entrando em minutos finais das partidas , apenas para enfranquecer o desafeto de Teixeira...

De tudo isso fica para mim o grande caráter de Murici Ramalho que não aceitou ser técnico da seleção para ser marionete de Teixeira, que aliás não sabe nada de futebol, apenas enriquece absurdamente com a venda do produto.
Que faz Teixeira na vida além de se agarrar ao seu cargo na CBF?
No que já trabalhou Teixeira em sua vida ?
O primeiro emprego de Teixeira que tenho noticia foi o de genro de Havelange.

Estranhamente , o deputado Aldo Rebelo que liderou uma CPI a respeito de Teixeira e seu enriquecimento através de empresas fantasmas para emprestar dinheiro a 40% de juros à CBF, ao mesmo tempo que esta firmava o primeiro contrato milionário com a Nike , e que teve seu livro impedido de circular por conta de uma liminar concedida a Teixeira, hoje posa de amigo e confidente de Teixeira...bastante interessante esse tipo de ralação....aliás, quantos políticos não dão sustentação a Teixeira, não é mesmo?

É por essas e por outras que sinto vergonha de ser torcedor, não por ter vergonha de meu time, de jeito nenhum...no esporte ganha-se e perde-se o que é normal, e quando isso ocorre dentro de campo sem interferências externas, é perfeitamente natural, infelizmente não é o que tenho observado ao longo dos anos. Já um time ser campeão estadual, arrancando para isso ao vencer meia duzia de jogos onde um ou dois adversários eram expulsos...será que era mera coincidência? Claro que não...a armação foi clara e explicita, só não viu quem não quis...O dia em que os comentaristas de futebol criarem coragem para expor toda podridão que veem em seu trabalho e deixarem a paixão clubística de lado, certos clubes ficarão tão desmoralizados que não haverá quem os possa levar a sério...mas infelizmente, no caso de São Paulo, a imensa maioria dos comentaristas torce justamente para o clube que é favorecido pelo Teixeira...seria querer demais que fossem isentos nesse momento...seria esperar demais que denunciassem o que acontece nos bastidores...seria esperar demais que explicassem como André Sanches ficou milionário com uma barraca de verduras...

Mas a interesses demais envolvidos..os jornalistas não querem perder suas fontes e pautas nem arriscar ser descredenciados para a copa do mundo.

Claro que cada um quer defender seu ganha pão...como eu nada ganho ou perco com a Copa do mundo , senão aquilo que toda população de São Paulo vai perder com os desvios de verbas do tal estádio além da isenção milionária de impostos dadas a empreiteira responsável pela construção do estádio , que , aliás , supera já o valor inicial da construção alardeado pelo Sanches.
Seria interessante saber como 25 mil lugares a mais, hão de custar o dobro ( no mínimo ) dos 45 mil lugares inicialmente propostos, afinal tanto faz o número de lugares em relação as obras mais pesadas como terraplanagens, fundações...como é possível que dois quartos a mais em uma casa, custem mais que a própria casa?

Enfim...torcedor é torcedor e geralmente é levado pela paixão...não ve e não ouve, só fala...só repete piadinhas e se recusa a ver o que a transmissão dos jogos esfrega em nossas caras...

É uma pena...nosso futebol não merece os dirigentes que tem, nem a imprensa omissa que tem espaço na TV.

É por isso que chego a ter vergonha de ser torcedor no Brasil.

Alguns poucos vão enriquecer com a copa...a festa vai durar um mes...depois os elefantes brancos ficarão espalhados pelo Brasil.

Aliás, alguém ja reparou que o Maracanã vive sendo reformado com dinheiro público e nunca está em condições de atender aos eventos, tendo de ser reformado de novo?
Depois da Copa vai ser novamente reformado para as Olimpíadas?

Quem souber que responda...