SEM NOÇÃO

Aprendemos, logo nas séries iniciais da Educação Básica, que adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, atribuindo-lhes qualidade ou característica, estado ou modo de ser. Daí, botamos na cabeça alguns deles: bonito, lindo, feio, horroroso, alto, baixo... A seguir, nos informam que a união de duas ou mais palavras que tenham igual função, devemos classificar como “locuções adjetivas”. Exemplo? De mãe= materno, de filho= filial, de irmão= fraterno, de estômago=estomacal...

De uns tempos para cá surgiu uma “locução adjetiva” nova: “SEM NOÇÃO”, talvez numa corruptela de “sem noção de perigo” ou “sem noção de ridículo”. Se eu tivesse de inventar um conceito para expressar o termo acima, diria: “Diz-se do sujeito que, repentinamente, fica atacado de demência e acaba falando ou fazendo besteiras.”.

Caso você deseje sinônimos para o termo, acho que “chato”, “mala”, “inconveniente”, “distraído”, “tosco”, “espaçoso”, “folgado”, “deselegante”, “ridículo”, “abestalhado”, “phodão”... servem bem.

Cito alguns exemplos de situações em que eles se manifestam:

1. Um deles liga para um amigo evangélico e pergunta a que horas sairá a parada gay.

2. Ao escolher o presente a ser dado a uma senhora de idade, a “sem noção” vai a um sex shop e compra uma calcinha vermelha, reguete, e vários brinquedinhos sexuais.

3. Diante de um casal desconhecido em que o homem é mais velho que a mulher, não custa nada o “sem noção” perguntar se ela é filha dele.

4. Todo mundo num barzinho, se divertindo, a comida chega, o “sem noção” pega o saleiro e empesteia a porção, pouco se lixando se há alguém hipertenso no grupo.

5. Quando o assunto é aquilo que não sabemos bem, o “sem noção” fará questão de dizer que sempre tirou nota 10,00 nisto, nisso, naquilo e naquilo outro também.

6. Quando a ocasião exige terno ou vestido longo, casual chique ou informal, ele aparecerá vestido inversamente. Quando é rico, a sociedade confunde e o chama de... “Excêntrico!”.

7. Caso caia na besteira de comentar com um deles que em determinado mês você embarcará para os EUA, prepare-se para ouvir coisas do tipo: “ Você me traz um MacBook da Apple?”, “Pode me trazer um Clive Chistian’s Nº 1 (perfume que custa: U$2.150,00 o frasco)?”... Nessas horas eu me lembro de minha saudosa mãe que costumava dizer: “Encomenda sem dinheiro ficará no Rio de Janeiro”!

Dia desses tive de ir ao velório do pai de um colega de trabalho. O parente mais próximo estava se esvaindo em lágrimas próximo ao caixão... Juro que ouvi um “sem noção” chegar pertinho e soltar essas pérolas: “E aí, beleza?”, “De que é mesmo que seu pai morreu?”, “Chora, não!”, “Deus sabe o que faz!”, “Um dia seremos nós”...

Geeente! Eu tive de me controlar para não dar um pisão bem forte no pé dele.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 12/07/2011
Reeditado em 06/01/2015
Código do texto: T3090628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.