COMPETICÃO E INVEJA ! ! !




Ouço muito falar que o mundo anda bastante competitivo. Mas, sempre foi assim. Basta passear os olhos pela história.
Sempre que se fala em competir se pensa no povo americano. Reza a lenda que eles adoram uma competição.
A pergunta que faço é: E que povo não gosta?
Alias melhor interrogar que pessoa não gosta?

Penso que a vontade de progredir seja o maior fator que nos leva a competir.
Seja materialmente ou moralmente, progredir sempre é algo muito bom.

O problema está em quem escolhemos para ser nosso "adversário" nas competições que decidimos fazer!

Faz algum tempo que fiz minha escolha, sobre com quem competir.
Resolvi somente disputar comigo mesma. Não com o outro.
Corro atrás todo dia, buscando me superar.
A GRANDE LUTA QUE TRAVO É APRENDER A CONTROLAR MEUS INIMIGOS INTERNOS.
Por vezes tenho sucesso, outras não.
Mas, a tentativa sempre me acrescenta aprendizado e alguma melhora.
Certa vez li uma frase que me fez refletir muito e me marcou. Por isso nunca a esqueci.
Dizia assim: NÃO TEMA NENHUM MAL A NÃO SER O QUE HABITA EM VOCÊ.

Quanto ao outro, não posso e nem quero competir com ele. Seja "ele" quem for.
Sou única e ele também é.
As características diferentes de cada um de nós, torna uma grande bobagem a competição entre as pessoas.
Não adianta por exemplo, alguém querer competir com quem tem a arte de compor belas canções, se não possui esse dom.
Muitas disputas surge da INVEJA, que se nutre pelo que o outro é.
Vale a pena buscar se auto-conhecer, para reconhecer em nós possibilidades, e disputar sim. Só que conosco mesmo. Tentar ser melhor a cada dia, dentro de nosso rico universo.
Ficar admirando e INVEJANDO a plantação do vizinho. Faz com que descuidemos de arar nosso campo interior e semear nossas boas sementes.
Como resultado veremos o outro colhendo farta safra. Enquanto que nós pouco colheremos.

A grande façanha é todo dia alijar defeitos que temos aos montões, e conquistar competências que nos faltam.
Reconheço que a disputa em nosso íntimo é acirrada. Os defeitos lutam pelos seus espaços, sabem que a cada derrota, vão enfraquecendo e perdendo terreno.

Sem dúvida essa é a maior e mais difícil competição que existe, a de superarmos a nós mesmos.
Isso envolve o auto-conhecimento.
Creio que por isso mesmo, a grande maioria, opte por competir com outras pessoas e não consigo mesmo.



Lenapena
Enviado por Lenapena em 11/07/2011
Reeditado em 09/11/2011
Código do texto: T3087868