TROCA DE SAPATOS
Nascemos e logo ganhamos os nossos primeiros sapatos, que normalmente são de lã tricotada pela madrinha (em tempos áureos), que duram até deixarmos de engatinhar. Depois, podemos usar botinhas e se tivermos pés chatos botas ortopédicas para correção. Lá em Londrina - PR, terra vermelha, tínhamos os sapatos de amassar barro e que trocávamos por mais novos ao chegar às ruas asfaltadas. Os sapatos de "Ver Deus" usados nas missas e cultos de domingo, sapatos novos, duros e rangedores, que alívio quando são trocados pelos macios sapatos velhos. Pela vida seguimos trocando de sapatos conforme a necessidade e conveniência, ora usamos sapatilhas ora chuteiras. Se cultivarmos a terra o melhor adubo são as pegadas das botinas do dono. O criador de gado no triângulo mineiro se identifica pela bota de cano alto, se nos pampas a de cano sanfonado. O executivo da urb o sapato de bico fino, o estudante o tênis. Sapatos novos para casar. Não se herda sapatos do irmão mais velho como as roupas, usamos - os até que se furem, antigamente colocava-se a meia sola, hoje pouco se faz.
Alguns ditados podem ou tem os equivalentes conforme o sapato:
- Dançar conforme a musica, poderia ser - usar o sapato conforme o terreno;
-Eles se acham – entraram de salto alto;
- Não julgue sem conhecer todas as condições – Não julgue sem antes andar léguas com os sapatos dele.
Sapatos de mulher, este é um capitulo a parte, derruba todas as minhas teorias, um sapato para cada cor de vestido.
Andamos pela vida toda trocando de sapatos, mas prefiro quando estou sem eles.