Ingênuo Eugênio

Há alguns dias tem causado grande polêmica o texto publicado pelo articulista do jornal goiano Diário da Manhã chamado "Manaus: Selva de Pedra fora do Contexto" onde ele dispara uma série de críticas á cidade.

Eugênio Santana, o colunista, veio á cidade á trabalho e por causa de não atingir seu objetivo de conseguir uma vaga nessa empresa, depois de fazer até hora-extra, descontou toda sua raiva contra a cidade.

Chamo-o de ingênuo por achar que a pequena região da cidade onde ficou hospedado (até onde eu sei foi no Aleixo) poderia ser tomada como exemplo de uma cidade inteira multifacetada. E por generalizar a atitude de algum indivíduo que se mostrou não interessado em ajudá-lo, estendendo a pecha de não hospitaleiro e acolhedor á todo o povo amazonense.

Chamo-o de arrogante por não se preocupar em entender a cidade em que enxergou tantos problemas e por se achar no direito de menosprezar todos seus habitantes por um episódio frustrado.

Eugênio não disse nada de novo, todos os problemas inumerados por ele (os problemas reais como a falta de planejamento urbano e de ação popular) são extremamente visíveis.

Quem critica, tem como obrigação propor uma solução ainda que pequena, mas nem isso ele fez. Só atacou, como disse, não se deu nem ao trabalho de entender as razões dos problemas ou de pensar em maneiras de solucioná-los.

Não sejamos ingênuos ou arrogantes como Eugênio Santana, não nos rebaixemos. Ele que continue com o que pensa ser uma "opinião formada" sobre Manaus. Temos muito o que fazer aqui e deveríamos usar essa oportunidade para discutir abertamente os problemas, encontrar soluções, ao invés de nos preocuparmos em nos vingar disparam ataques, tais como ele fez á nossa cidade.