ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Formamos juízos, convicções, conceitos à partir da observação, do estudo aprofundado, das nossas experiências Aquilo que é concluído após uma análise superficial, não nos dá base para um julgamento imparcial. O que embasa uma idéia são as vivências, a procura extenuante do conhecimento, a investigação.

Como posso ser contra algo que não conheço profundamente? Como posso criticar uma ideologia, uma doutrina se não não busquei seus postulados? Como me dou o direito de julgar o modo de ser de alguém se não passei pela experiência do outro? Devemos olhar o novo desarmados de idéias pré-concebidas, devemos emitir parecer após nos colocarmos no lugar daqueles que criticamos.

Lógica e senso crítico são as armas na busca do conhecimento. Piedade e amor são as bases para a compreensão da dor alheia e suas reações à ela. A tecnologia está aí a serviço de quem busca respostas, dos que querem avançar no saber. Literatura sempre esteve a serviço da informação. Por que, então, nos auto-denominamos donos de verdades, jogando no lixo conceitos e compreensão para com o próximo, antes mesmo de passarmos por todas as etapas da busca, da investigação, da experiência?

Sinceramente eu não entendo o preconceito, nem aqueles que simplesmente são contra sem usar um mínimo de racionalidade. No meu humilde entender, falta a essas pessoas inteligência emocional, boa vontade e conhecer a máxima de Cristo "Atire a primeira pedra..."

Giustina
Enviado por Giustina em 09/07/2011
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T3085716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.