PLANO FUNERÁRIO
Bem diz o Zé Simão* que esse é o país da piada pronta. Ligaram-me de um serviço funerário vendendo um plano para garantir segurança a mim e à minha família. Depois da inevitável gargalhada eu resolvi ouvir, já que agora estou dando o troco aos telemarketings baseado num vídeo gravado pelo Benvindo Siqueira**. Não podia perder a oportunidade de colher uma matéria prima para uma crônica, já que eles vão colher a mim como matéria prima para o pó depois que eu partir desta para uma outra dimensão. Por menos de 1 real por dia, segundo a moça, eu poderia garantir este conforto na hora do desconforto
- Mas, minha filha, eu não vou me preocupar com isso, é coisa para os outros que vão ficar...
- O senhor sabe como é, nos momentos mais difíceis ninguém tem “cabeça” para essas providências, é um constrangimento... E a gente cuida de tudo, basta uma ligação e daí pra frente é tudo por nossa conta.
- Mas, minha filha, se alguém tiver que ligar pra vocês, o desconforto já estará estabelecido. Ou a própria partida já não é um desconforto? (Pra vocês deve ser um conforto, né? Pensei mas não disse).
- Como seria? - Alô, é da funerária? Olha, pessoal, o fulano de tal, contrato número tal acaba de ser agraciado com seus serviços de segurança contra constrangimentos. Faleceu em tal lugar. Podem ir lá e tomar todas as providências. Isso eu disse.
- A gente precisa pagar antecipado para isso? E tem mais: eu vou ter que ficar me lembrando todos os meses que tenho uma prestação do meu enterro para pagar até o dia que eu não precisar mais me lembrar e alguém fazer isso por mim? Isso também eu disse.
- Sei que é uma situação delicada, senhor, mas, pense bem, o senhor ou qualquer membro da família que for contratado terá direito ao caixão, uma coroa de flores com nossas “homenagens”, suporte, um par de castiçais com velas, o transporte e o sepultamento sem que algum familiar tenha que desembolsar mais nada além desses 29,90 por mês.
- Tá bem, já anotei o nome de sua empresa aqui. Vou avisar pra todo mundo que conheço que não quero as suas “homenagens.” Não quero nem de graça! Pelo menos nos próximos 40 anos!
----------------------------------------------------------------
** vale a pena assistir ao vídeo: a quem interessar, basta digitar na busca “vídeo Tudo bem com o senhor”
Ou então assisti-lo no meu blog: http://uaimundo.blogspot.com/2011/01/plano-funerario.html
----------------------------------------------------------------
*Jose Simão é colunista de humor da Folha de São Paulo e da rádio bandnews FM