NINGUEM MAIS QUER LER
As desculpas podem ser as mais diversas: falta de tempo, cansaço, pressa, vista cansada, saco cheio, filho para cuidar, marido para conversar, mulher para desabafar, futebol, novela, vídeo-game, e, navegação na internet.
Quando se consegue ler – logicamente, sem generalizar, há exceções –a preferência é por textos curtos, que não delonguem muito tempo de leitura. Por isso, a preferência por frases e pensamentos, em detrimento a contos, crônicas e redações.
É instintivo, mecânico e absolutamente desprovido de qualquer estudo científico. Porem, faz a gente pensar.
Por que será que as pessoas tem tanta pressa? Pressa que inexiste quando se está num hospital, ou sala de espera de um consultório qualquer. Nesses locais, as pessoas são convidadas a não reclamar da demora, lendo revistas – livros, dificilmente você encontra um. Quer dizer, as pessoas lêem quando não tem outra coisa para fazer, conseqüentemente, não lêem por prazer, para informar-se ou adquirir novos conhecimentos. Leem para matar o tempo, quando na verdade estão perdendo tempo, em não ler. Como se diz, cada um no seu quadrado, cada um é cada um, ainda bem que ainda existem alguns que contrariam essa aberração.
Por isso, é melhor parar por aqui, que o texto não é frase, nem pensamento.